Problema (não tem nada a ver com comida e exercício) é culpado por você não emagrecer

emagrecimento emagrecer atividade fisica exercicio 217 400x800
MARINA SOLVA / SHUTTERSTOCK
Você pratica exercícios regularmente, segue uma alimentação bastante saudável e equilibrada, acredita ser disciplinado na dieta e, ainda assim, não consegue notar diferenças nos números da balança? Saiba que a dificuldade para emagrecer pode estar em um outro problema que não tem nada a ver com a comida.

Estresse pode atrapalhar o emagrecimento

Pouca gente se dá conta, mas o estresse tem grande influência no processo de perda de peso. Isso por que o cortisol, popularmente conhecido como “hormônio do estresse”, além de ser responsável por nos deixar em estado de alerta diante de uma ameaça, ainda provoca acúmulo de gordura corporal.

trabalho estresse cansaco 0217 400x800
AREEBARBAR/SHUTTERSTOCK

De acordo com Maria Flávia Sgavioli, nutricionista clínica e funcional da Estima Nutrição, o cortisol é vital para nossa sobrevivência, já que exerce função protetora, como aumento da imunidade e elevação da resistência à dor. O problema é que também favorece o estoque de gordura, tecido responsável por nos fornecer energia.

Mas como o dia a dia da maioria das pessoas é marcado por grandes preocupações, ansiedades e tensões, o “hormônio do estresse” está sendo secretado em excesso e constantemente, e não mais em situações extremas.

O excesso do cortisol proporciona o aumento principalmente de gordura na região abdominal, uma das mais danosas, que favorece doenças cardiovasculares, afirma a médica, destacando que o estresse está diretamente ligado à dificuldade de perder peso.

dieta balanca peso 0417 400x800
AUTOMNEFOLD/SHUTTERSTOCK

A especialista ainda explica que o cortisol em si não deve ser encarado como vilão, já que tem um papel importante na proteção da vida, mas que seu controle é importante para evitar danos ao corpo e à saúde.

A solução para o problema é buscar alternativas para minimizar os momentos de estresse e ansiedade no dia a dia, equilibrando assim a liberação do hormônio e permitindo o funcionamento do organismo em suas condições adequadas, o que naturalmente reduziria o impacto da condição sobre o processo de emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *