Presidente da Câmara dos Deputados garante a Melo que prorrogação da ZFM será votada até 20 de maio

Em telefonema dado nesta quarta-feira (23), ao governador José Melo (PROS), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), garantiu que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prorroga o prazo de vigência da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos, será votada, em segundo turno, até  20 de maio.

“Agora temos que juntar todas nossas forças: os veículos de comunicação, a classe política e empresarial, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, para que tenhamos, nessa segunda fase da votação, uma vitória semelhante à primeira, na qual tanto o ex-governador Omar (Aziz-PSD), o prefeito Artur Neto (PSDB), eu e demais companheiros, construímos uma votação histórica. Pela primeira vez tivemos quase unanimidade na votação da ZFM”, ressaltou.

De acordo com o governador, em votações anteriores, sempre havia um grupo forte de parlamentares de outros Estados contra a ZFM. “Parece que, finalmente, a classe política brasileira entendeu a importância da Zona Franca, não para o contexto Amazonas, mas para o Brasil, pois é um modelo que combate as desigualdades, que exporta recursos para a União, busca matéria-prima em outras regiões, gerando emprego e renda. Além disso, conseguimos preservar aquilo que considero, hoje, o maior patrimônio dos brasileiros: a preservação de 98% de nossas riquezas naturais”, afirmou.

Para a votação no segundo turno, o governador informou que pretende intensificar as conversas com as lideranças partidárias.  Ele lembrou, também, que há uma determinação forte da presidenta Dilma Rousseff para a prorrogação da Zona Franca de Manaus.

Segundo José Melo, o único óbice para aprovação da PEC da prorrogação da ZFM é a discussão sobre a prorrogação da Lei de Informática.  No entanto, o deputado Henrique Eduardo Alves disse que as tratativas para a votação da Lei de informática já estão bastante adiantadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *