Prefeitura e Uninorte lançam o projeto ‘Parada limpa, esse papel também é seu’

Alunos da turma de Marketing da Uninorte lançam nesta quinta-feira, dia 23, o projeto “Parada limpa, esse papel também é seu”. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Centro (Semc) e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

O lançamento acontece durante a caminhada social que acontece às 16h da Praça da Polícia até a Praça do Congresso, onde haverá um show para os participantes, com o grupo Samba.com. A concentração começa às 15h na Praça da Polícia.

O grupo Garis da Alegria, da Semulsp, vai se apresentar durante todo o percurso, cantando músicas que falam de limpeza e preservação.

O presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política da Limpeza Pública, da Semulsp, Adriano Rodrigues, elogia a iniciativa dos alunos e ressalta o compromisso da turma em querer despertar e promover a mudança de hábito.

Segundo ele, o projeto visa conscientizar o lojista do Centro, o pedestre, o usuário do transporte coletivo das paradas que vão ser alvo do projeto, que a preservação depende muito mais de cada um, do que propriamente do poder público.

O projeto vai ser desenvolvido em duas etapas. Uma de sensibilização da população para a necessidade de manter as ruas da cidade limpas e o patrimônio público em perfeita ordem.

A primeira etapa é a caminhada social de sensibilização. Durante a caminhada, os alunos vão caminhar vestidos com camisetas nas cores da reciclagem – vermelho, azul, amarelo e verde e recolhendo o lixo jogado nas ruas. Além disso, a turma vai conversando com a população, informando sobre a proposta e pedindo o apoio de todos.

A segunda etapa do projeto é a limpeza e recuperação da parada de ônibus da Avenida Getúlio Vargas, instalada atrás do Hospital Beneficente Portuguesa, onde param 44 linhas do transporte coletivo de Manaus. De acordo com o aluno do 6º período de Marketing da Uninorte, Mário Andrade, essa parada de ônibus é o primeiro objeto de estudo da turma, mas o projeto vai poder ser estendido para outros pontos, no centro da cidade.

A ação na parada de ônibus começa no dia 04 de novembro. O chão vai ser lavado, todas as paredes vão ser raspadas e pintadas com desenhos no estilo grafite, que remetem à Manaus antiga, a estrutura das coberturas das paradas e a iluminação vão ser recuperadas. Os usuários do transporte coletivo também vão receber informações sobre a proposta da ação.

Vinte e oito camelôs que atuam no quadrilátero: avenida Getúlio Vargas, avenida Joaquim Nabuco, rua 24 de maio e rua 10 de Julho, já estão passando por cursos de Manipulação de Alimentos e Gestão de Negócios, através do Sebrae e Sesi.

Uma grande mobilização já foi feita pelos alunos nas escolas do entorno, como Colégio Brasileiro e Santa Dorotéia. A proposta é levar às ruas, o maior número de pessoas possível e, com isso, sensibilizar quanto à questão do lixo e da preservação do patrimônio.

Para o secretário da Semc, Glauco Francesco, a ação tem o apoio da prefeitura, porque ajuda a despertar na população a consciência ambiental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *