Prefeitura e Sinteam iniciam discussões sobre data-base de servidores municipais da Educação

 

As discussões para a retomada da data base dos professores da rede municipal de ensino tiveram início nesta quinta-feira, 21/9. Para isso, o prefeito Arthur Virgílio Neto, e o vice-prefeito Marcos Rotta, estiveram reunidos com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório.

O prefeito também convocou os secretários municipais de Educação (Semed) Kátia Schweickardt , e de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Lourival Litaiff Praia, e ainda o procurador geral do município, Marcos Cavalcanti, para participarem da reunião.

 

Para o prefeito a pauta da educação é extensa e vem sendo debatida há algum tempo com algumas resoluções e a busca de entendimento em outras questões.

“Nós vamos debater exaustivamente cada um dos pontos não resolvidos com vistas a se chegar há uma solução. O Sinteam merece nosso respeito porque sempre nos procurou para dialogar sem holofotes, o que de fato é melhor para a categoria”, disse Arthur.

 

Ele destacou ainda que foi debatido na reunião programas de investimentos, planos de reconstrução de escolas, reparos a unidades de ensino, planos de aquisição de material para melhorias do atendimento aos alunos e a data-base da categoria.

“Reiniciamos a discussão da volta da data-base com a argumentação de que nossas arrecadações próprias começam a reagir, o Fundo de Participação dos Municípios começa a reagir, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços começa a reagir e  então nós vemos a possibilidade de honrar como sempre honramos e que deixamos de fazer em 2017 em função da gravíssima crise”, explicou o prefeito.

 

Para o presidente do Sinteam, a reunião foi mais um passo dentro da negociação da data-base dos professores e por isso, ele acredita que será encontrada uma solução para que o pagamento normalize em 2018.

“Estamos dando continuidade as nossas negociações. Conseguimos as promoções dos professores por titularidade e tempo de serviço e agora retomamos a pauta da data-base de 2017”, disse Marcus Libório, enfatizando que a prefeitura sempre esteve aberta ao diálogo com o Sinteam.

Promoções

A prefeitura divulgou o pagamento da progressão por tempo de serviço 6.049 servidores. Eles receberão na folha de pagamento de setembro, que saiu nesta quinta-feira, 21/9. Os educadores receberão as promoções funcionais com retroativo do mês de agosto. Outros 3,6 mil servidores da educação receberão na folha de pagamento de outubro, também com retroativo ao mês de agosto. Aproximadamente, 1, 5 mil servidores receberam suas progressões por titularidade no mês de agosto.

Serão  10 mil educadores da rede municipal, beneficiados com ganhos salariais (médios) de R$ 5 mil a R$ 15 mil anuais. Os benefícios serão garantidos pela prefeitura com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *