Famílias de áreas afetadas pela chuva recebem atendimento e prefeito se solidariza com sobreviventes de acidente que matou dois jovens na zona Norte de Manaus

Com quatro registros pela Central 199, inclusive um em que dois jovens morreram soterrados após o deslizamento de um barranco no Nossa Senhora de Fátima 2, bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade, durante a chuva desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Manaus deslocou sua estrutura para atender as principais ocorrências. Na área, ainda permanecem, além da Defesa Civil Municipal, equipes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Infraestrutura (Seminf).

Durante a forte chuva, de aproximadamente 29 mm, houve tombamento de árvore no bairro Cidade de Deus, risco de desabamento de casa no Jorge Teixeira, desabamento de muro no Terra Nova e o soterramento, na rua Japurazinho, Nossa Senhora de Fátima 2, onde morreram os irmãos Sara Barros de Souza, 18, e Ismael Barros de Souza, 17.

Ao ser informado da ocorrência, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que as equipes fossem imediatamente deslocadas para a área. Ele ressaltou que como cidadão, como prefeito e pai, se solidariza com a dona Edmara Rodrigues Barros, mãe que sobreviveu ao acidente, mas que precisará de muita força para viver após tão dolorida perda. Disse também, a toda a estrutura municipal esta à disposição dos familiares e os trabalhos continuam para que cada vez menos essas ocorrências aconteçam na cidade.

Os familiares das vítimas foram acompanhados pelos assistentes sociais e psicólogos da Semmasdh. Os pais das vítimas foram encaminhados até o Instituto Médico Legal (IML) para viabilizar a documentação dos dois jovens. A mãe, também foi levada até o Pronto Socorro Platão Araújo para atendimento médico. Os serviços do SOS Funeral foram colocados à disposição da família, que também está inserida no Auxílio Aluguel, recebendo um valor mensal de R$ 300 reais.

Os moradores contam ainda, com o apoio de 20 homens da Seminf que estão fazendo a limpeza do espaço e o serviço de retirada de escombros com uma retroescavadeira e caçambas.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil,  Cláudio Belém, a área já foi liberada pelo Corpo de Bombeiros, que finalizou o resgaste das vítimas, e agora será avaliada.

“Estamos fazendo a avaliação da situação de vulnerabilidade de risco do local e de outras residências afetadas.”

A família das duas vítimas já havia sido notificada a deixar a área, por ser de extremo risco, chegando a ter recebido, inclusive, o auxílio aluguel. Ao longo desta gestão municipal quase mil famílias foram retiradas de áreas de risco e colocadas em moradias dignas e seguras pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus  (Prourbis) e no habitacional Manauara I.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *