Polícia prende jovens a caça mulher envolvidos em roubo de carro e metralhadora pertencentes ao MP e à PM

a9f4d99c-a315-4a13-ad52-e87cf82466e3

Rusleyvan Queiroz da Silva Saraiva, de 22 anos, conhecido como “Leyvan”, e João Victor Rodrigues, de 18, chamado de “Neguinho”, foram presos pela Polícia Civil do Amazonas e vão responder por roubo majorado, corrupção de menores e associação criminosa. “Leyvan” e “Neguinho” são acusados de roubar a um veículo Toyota, modelo Corolla, de cor preta, pertencente ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). O crime ocorreu no dia 4 de fevereiro deste ano, no bairro Nova Cidade, zona Norte da cidade.

c3d952ad-0eb2-4c47-9cea-2d3ac8f90a6a

A dupla foi apresentada na manhã desta segunda-feira (20), em coletiva de imprensa, no prédio da Delegacia Geral, pelos delegados Péricles Nascimento e Sansha Sodré, titular e adjunta, respectivamente, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv). A apresentação foi acompanhada O procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas (PGJ-AM) em exercício, Pedro Bezerra Filho.

379f7148-2112-4469-a504-fdef1df29c79

De acordo com o titular da Derfv, no roubo do carro, “Leyvan” e “Neguinho” tiveram a ajuda de dois adolescentes, sendo uma de 14 anos e um de 17 anos, além de uma mulher, identificada como Roneize Simas de Melo, 27, que está sendo procurada.

5d27ef38-1e82-4e94-81af-ef935bf252f4

Péricles Nascimento informou que, na ocasião, o grupo estaria armado e rendeu o policial militar que conduzia o veículo. O bando levou o carro, onde estava uma submetralhadora, três coletes balísticos da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) e 150 cartuchos intactos de munições de calibre ponto 40, que estavam no porta-malas do automóvel.

O titular da Derfv explicou que, ao longo das diligências, os policiais apreenderam os dois adolescentes no último dia 6 de fevereiro, em um conjunto habitacional, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital. Com eles foram recuperados 46 cartuchos intactos de munições calibre ponto 40. Em continuidade, os policiais interceptaram “Neguinho” no dia 10 de fevereiro deste ano. O jovem estava escondido em uma residência na Rua 219 do bairro Nova Cidade. Já “Leyvan” foi preso na última sexta-feira (17), na casa do tio dele, na Rua J, bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.

As ordens judiciais em nome Rusleyvan e João Victor foram expedidas pela juíza Priscila Pinheiro Pereira, da 11ª Vara Criminal. Conforme a delegada Sansha Sodré, após as apreensões dos adolescentes, eles revelaram a identidade dos comparsas. A delegada destacou que a partir daí as diligências seguiram para tentar encontrar e prender o restante do bando.

4cbe3eae-90bd-4f0b-9fed-082c252a0e58

“As investigações prosseguiram no sentido de localizar esses outros indivíduos. Foi representada a prisão preventiva dos três maiores de idade junto à Justiça. No momento em que a medida foi concedida pelo Poder Judiciário, a equipe realizou diligências para localizá-los. No dia 10 de fevereiro conseguimos prender João Victor. Rusleyvan, que ficou com o carro e a arma, foi localizado na última sexta-feira”, disse Sodré.

Com as prisões de “Leyvan” e “Neguinho”, os policiais da Derfv recuperaram a submetralhadora contendo dois carregadores, além de um dos coletes balísticos. Os objetos estavam escondidos em uma casa abandonada, localizada na Comunidade Campos Sales, bairro Tarumã, zona Oeste. O imóvel, segundo testemunhas, supostamente pertence a um traficante daquela área que está preso no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Durante a coletiva, Péricles Nascimento informou que, na ocasião do delito, “Neguinho”, os dois adolescentes e Roneize receberam ordens de “Leyvan” para roubarem um veículo. Ao chegarem na Avenida Margarita, bairro Nova Cidade, avistaram o carro do MPE-AM, conduzido por um policial militar, e resolveram efetuar a abordagem criminosa.

Segundo o titular da Derfv, o grupo armado agiu de maneira agressiva e ordenou que a vítima saísse do veículo. Os quatro infratores entraram no carro e empreenderam fuga. O grupo seguiu até um conjunto habitacional, situado no bairro Nova Cidade. Os dois adolescentes e Roneize ficaram no lugar. “Neguinho” foi encontrar “Leyvan”. A dupla seguiu para a Comunidade da Carbrás, bairro Tarumã, onde fez uma varredura no carro e encontrou os coletes balísticos, a arma e as munições. A dupla abandonou o carro na madrugada do dia 5 de fevereiro, na Avenida Praia do Futuro, bairro Tarumã.

“Leyvan, que comanda o tráfico de drogas no conjunto habitacional situado no bairro Nova Cidade, ordenou que os quatro roubassem um carro para ele. Ao avistarem o policial militar parar o veículo, o grupo fez a abordagem. Os infratores agrediram a vítima e a tiraram do veículo. Em seguida, os elementos entregaram o carro a Leyvan. Foi quando encontraram as munições no porta-luvas. Acreditando que o carro seria de um policial, a dupla fez uma varredura no automóvel e encontrou, no porta-malas, a submetralhadora, mais munições e três coletes balísticos. Em seguida os infratores resolveram abandonar o veículo”, esclareceu o delegado.

Péricles Nascimento disse que após o crime a equipe da Derfv prosseguiu as investigações até identificar e qualificar os cinco envolvidos no delito. O titular da Derfv ressaltou, ainda, que os trabalhos em torno do caso irão continuar até que os policiais civis consigam prender Roneize Simas de Melo e averiguar a participação de outras pessoas no roubo. As equipes pretendem, ainda, localizar os outros objetos roubados: dois coletes balísticos e o restante das munições.

Rusleyvan e João Victor foram indiciados por roubo majorado, corrupção de menores e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis, a dupla será encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Os adolescentes, na ocasião das apreensões, foram conduzidos à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foram realizados os trâmites legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *