PM-AM lança Policiamento com Bicicletas na Ponta Negra e deflagra várias operações neste sábado

Um tipo de policiamento já utilizado em diversas outras capitais do país, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) lançou neste sábado (29), a Ciclopatrulha – Policiamento a pé. O lançamento, O lançamento, realizado na Orla da Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, foi parte das comemorações dos 180 anos da corporação.

A Ciclopatrulha conta com 68 Policiais militares treinados onde atuarão principalmente na Orla da Ponta, e busca atingir uma maior área de atuação e de forma mais integrada e próxima à sociedade manauara, com prevenção e convívio diários.

Esta nova forma de policiamento visa prevenir a prática de delitos de forma rápida, principalmente roubos de rua, aumentando também a sensação de segurança da população que frequentam o conhecido ponto turístico da capital.

Também neste sábado, a Polícia Militar deflagra uma série de operações que devem ocorrer durante todo o fim de semana prolongado, em razão do feriado do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio (próxima segunda-feira). De acordo com a Corporação, o objetivo é manter a ordem pública, prevenir e combater a criminalidade, preservar o patrimônio público e privado e garantir a segurança da população em festas culturais e atos de manifesto previstos nesse período. A abrangência se dará a todos os municípios da Região Metropolitana de Manaus e Interior do Estado.

Operação Vitória Régia – Dia do Trabalhador – Soba coordenação do Comando de Policiamento do Interior (CPI), atuará de todas as formas e modalidade de policiamento no combate e prevenção de crimes, e estreitará a aproximação com a comunidade, a exemplo de outras medidas que vêm sendo adotadas nesse sentido na atual gestão da Polícia Militar. Todas as modalidades de policiamento executadas pela Corporação militar no trabalho ostensivo diário serão amplamente desenvolvidas e intensificadas nos mais diversos horários e pontos estratégicos, visando promover a efetiva sensação de segurança para a população. Serão intensificadas as ações policiais em Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Manaquiri, Autazes, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro da Várzea e Careiro Castanho, todos da região metropolitana e nos demais municípios do interior. As ações da operação se estenderão por todo o perímetro urbano e rural, com ênfase nos pontos de entrada e saída dos municípios. Na capital Manaus, as ações operacionais serão desencadeadas por meio da Operação Águia, com ações de saturação em todas as zonas da cidade de Manaus, com base nos índices criminais levantados pelo setor estatístico da Corporação e adotando as modalidades policiais de praxe.

Fases Operacionais – A Operação Vitória Régia – Dia do Trabalhador será desencadeada em diversas fases: policiamento ostensivo geral à pé em áreas comerciais; ponto de relacionamento comunitário e visibilidade; redutores de velocidade e divisores de pista; barreiras itinerantes e fiscalização de bares, casas noturnas e assemelhados; além da repressão qualificada.

Medidas positivas – A recente reativação do grupamento Cosme e Damião, uma modalidade tradicional de patrulhamento a pé em duplas, além da ronda motorizada com viaturas de duas e quatro rodas, tem surtido os efeitos previsto, resultando numa ação rápida e eficiente no atendimento das ocorrências na área central da cidade. Outras modalidades de policiamento vêm sendo desenvolvidas pelas Companhias Interativas Comunitárias nas suas zonas de cobertura na cidade, e mais recentemente, em um dos mais visitados complexos turísticos da cidade de Manaus, a Praia da Ponta Negra, será lançado já neste fim de semana, o patrulhamento ciclístico, batizado de Ciclopatrulha.

Operações em andamento:

 

Operação Festa Cultural do Açaí 2017 – tradicional Festa Cultural do Açaí, que começou no último dia 27 e termina neste sábado (29), no município de Codajás. Preservar a ordem pública e o meio ambiente, com policiamento ostensivo geral de excelência, proteção do patrimônio e das pessoas e a ordem social, durante a Festa Cultural.

Operação 28ª Festa do Cupuaçu e 28ª feira de Agroindústria e de Negócios – Tradicional festa cultural, realizada tradicionalmente em Presidente Figueiredo, o referido evento tem público estimado, neste ano, em 300 mil pessoas, com atrações locais e nacionais fazendo-se necessário a preservação da ordem pública e da paz social.

Operação Envira Segura 1/2017 – deflagrada diante da necessidade de proporcionar maior sensação de segurança no município, em atendimento da sociedade local e em cumprimento da ordem do Alto Comando da Corporação, bem como, o aumento dos índices estatísticos referentes ao aumento de criminalidade aliado a redução de efetivo policial militar, o CPI, resolve intensificar o policiamento ostensivo geral naquele município.

Operação Onça VI – Foi deflagrada em 31 de março vai até 30 de abril. Visa promover não somente a sensação, mas a garantia efetiva de segurança aos cidadãos, consequentemente, promover qualidade de vida com a redução da criminalidade de forma pontual, principalmente roubos, furtos e homicídios, mantendo os índices criminais baixos ou dentro dos níveis de controle da segurança pública. Mobiliza todos os processos e modalidades de policiamento por ação dos Comandos de Policiamento da Área Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul, Centro-Oeste, além dos Batalhões Especializados ROCAM e Força Tática e Batalhão de Trânsito (BPTran). Têm prioridade as áreas comerciais, setores bancários e casas lotéricas, bem como na fiscalização de ônibus e micro-ônibus do transporte coletivo urbano e alternativo; além das rotas de empresas do Polo Industrial de Manaus, com a execução das ações “Catraca” e “Rota Segura”. Também com a Ação Cadeado, que é o reforço nas unidades prisionais pelo Batalhão de Guardas visando reforçar a segurança e controlar a entrada e saída de pessoas e veículos nas áreas onde estão localizados os presídios.

Operação Coari Segura – Deflagrada em 3 de abril, a operação vai até 2 de maio naquela cidade. A operação objetiva proporcionar maior sensação de segurança em toda extensão do município de Coari e dar pronta reposta à sociedade local em cumprimento a determinação do Alto Comando da PMAM, em razão dos crescentes índices de criminalidade registrados nos últimos meses nas estatísticas da Corporação, por isso será intensificado o policiamento ostensivo geral e desenvolvidas ações estratégicas na segurança pública do município, devolvendo a sensação de tranquilidade tão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *