Pesquisa aponta que 17,8% das mulheres brasileiras preferem viajar sozinhas

Principal motivação é o desejo de viver novas aventuras independentemente de ter ou não uma companhia

A pesquisa “Sondagem do Consumidor – intenção de viagem”, divulgada pelo Ministério do Turismo, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, aponta que 17,8% das mulheres brasileiras desejam viajar sozinhas. O índice, maior dos últimos 10 meses, é superior a intenção entre os turistas do sexo masculino (11,8%).

A principal motivação, para elas, é o desejo de viver novas aventuras independentemente de ter ou não uma companhia. Frente a isso, o MTur adotou, nesta quarta (8), a hashtag “RespeitaAsViajantes” em seus perfis de redes sociais.

Segundo recente levantamento feito pelo site Airbnb, o Brasil está entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria, junto a Japão, Taiwan, China e Rússia.

“É importante lutar pelo empoderamento das mulheres, e temos que trabalhar para garantir a segurança das nossas viajantes”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Perfil da viajante 

Segundo a pesquisa, ainda, 62,4% das mulheres que pretendem viajar nos próximos seis meses escolherão destinos nacionais, e o Nordeste é a região preferida delas. Para o deslocamento, o meio de transporte preferido é o avião com 71,4%, e o carro é apontado como opção por 19,3%.

Entre as turistas que irão viajar acompanhadas, os cônjuges (41,5%) são os mais citados, seguidos dos filhos (22,9%) e demais acompanhantes (35,6%). Na hora de escolher a hospedagem, 56,1% devem escolher hotéis e pousadas, enquanto 30% deverão optar pela casa de amigos e parentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *