“Perturbação” no SIN provocou apagão da noite dessa quinta-freira em três Estados, diz Eletronorte

Uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN), que provocou o desligamento do tronco de transmissão de 500kV Tucuruí- Manaus/Macapá, foi a causa do “apagão” que deixou vários bairros Manaus, no Amazonas, e de cidades de outros três Estados da Região Norte sem energia elétrica, na noite dessa quinta-feira (18).

A explicação, divulgada na manhã desta sexta-feira (18) por meio de Nota, é da concessionária Eletrobras Distribuição Amazonas.

Confira:

 

NOTA OFICIAL ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO AMAZONAS

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que, conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), às 19h54 ocorreu uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que provocou o desligamento do tronco de transmissão de 500kV Tucuruí- Manaus/Macapá. A ocorrência atingiu os estados do Amazonas, Amapá e Pará, levando ao desligamento das áreas de Manaus, Macapá e a da região Tramoeste do Pará. Às 19h58, foi iniciada a normalização dos equipamentos, sendo concluída às 21h50.

No Amazonas, o restabelecimento do fornecimento de energia iniciou às 20h54, e às 21h21, 50% da carga foi restabelecida, às 23h o sistema estava 95% recomposto, sendo totalizada em 100% às 00h31, normalizando assim o sistema em Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo gradativamente. Isso só foi possível devido ao posicionamento estratégico das equipes da Distribuidora, que permitiu o retorno do fornecimento de energia com segurança e qualidade em menor tempo.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *