Maioria dos passageiros escapou, em naufrágio de barco de linha, na região da tríplice fronteira, no Interior do Amazonas

– (fotos: 2°Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira) – Cento e dois (102) passageiros do barco Tanaka Neto IV escaparam ilesos, depois que embarcação afundou, na manhã desta sexta-feira (24/11), após bater em uma pedra, no alto Rio Negro.

O Tanaka Neto IV saiu do porto Camanaus, em São Gabriel da Cachoeira (distante a 1.010 quilômetros de Manaus), na Região da Tríplice fronteira Brasil/Colômiba/Peru, com destino a Manaus. A embarcação tinha escala programada em Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

Os 98 adultos e 4 crianças conseguiram se salvar, tendo sido socorridos por ribeirinhos. Segundo as informações, ninguém ficou ferido gravemente e apenas prejuízos materiais foram registrados.

Muitos passageiros tiveram de esperar o resgate sobre o casco do barco alagado, que ficou emborcado.

Uma outra embarcação, identificada como “Riso”, também ajudou no resgate dos passageiros, que foram levados para São Gabriel da Cachoeira.

Ainda pela manhã, uma equipe médica, embarcações e até um helicóptero do o Exército Brasileiro foram enviados para ajudar na missão de socorro aos passageiros.

Na foto, uma das embarcações da frota Tanaka Neto.

A empresa proprietária do Tanaka Neto IV se manifestou por meio de nota. Confira:

 

Nota

Queridos amigos e clientes,

Na manhã de Sexta-feira (24/11), a embarcação Tanaka Neto IV saiu do porto de São Gabriel da Cachoeira (conhecido como Camanaus) com destino à Capital Manaus e escalas em Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, estava com 102 passageiros a Bordo mais a tripulação (98 adultos e 4 crianças e mais a tripulação). Por volta das 08:30, a embarcação veio a colidir com uma pedra, (acredita-se que foi pela pouca visibilidade no momento, ou até mesmo por uma seca de maior proporção, o que dificulta a visibilidade das pedras).

Vale ressaltar que, em toda a história de mais de 30 anos da Navegações Tanaka, pouquíssimas vezes houve acidentes com os barcos, e, nessas vezes, das pouquíssimas, graças a Deus não houve vítimas!
A embarcação não foi totalmente ao fundo. Foi apenas parcialmente, pois a tripulação estava atenta!
Não Houve vítimas Graves!

O Exército Brasileiro enviou, ainda nesta manhã, Lanchas, bots, FerryBolt, é um Helicóptero com uma equipe médica para dar suporte! Tivemos também a ajuda essencial da Navegações R. Maciel Riso que disponibilizou de sua embarcação para ajudar e prestar socorro no local do acidente!

Pedimos desculpas a todos! Todos sabem o quanto é difícil manter uma empresa que é uma das mais qualificadas do Rio negro! Acidentes acontecem! Iremos investigar melhor, para ver o que houve no instante da colisão! Iremos também dar todos o suporte para os passageiros que se encontravam no instante e para as pessoas que estavam com mercadorias na embarcação!
Tenham todos um bom dia! E peço encarecidamente orações por todos e por todas as empresas que trabalham nesse ramo!
Muito obrigado!

Nesta tarde, a Marinha do Brasil no Amazonas divulgou nota sobre o acidente:

 

Nota à Imprensa

 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa que tomou conhecimento, na manhã desta sexta-feira (24), do naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros, nas proximidades do Porto de Camanaus, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Os passageiros foram resgatados e 02 pessoas estão desaparecidas. Militares do Destacamento de São Gabriel da Cachoeira e embarcações do Exército Brasileiro estão dando apoio à Operação de Busca e Salvamento. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *