Parceria entre UFAM e Prefeitura traz carretas onde são realizados exames de câncer de mama

Em comemoração ao “Outubro Rosa” e à Semana do Servidor, o Centro de Atendimento Integral a Saúde (CAIS) convida o público feminino da comunidade universitária, a comparecer ao prédio do CAIS, no setor Sul do campus, a fim de realizarem exames da mama, como forma de prevenir o câncer.

A iniciativa é resultado de uma parceria junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou duas carretas do programa “Saúde da Mulher. A programação vai de 28 a 31 de outubro.

Essa atividade é coordenada pelo setor de Serviço Social do CAIS, que tem como objetivo atrair o público feminino para participarem da programação voltada ao combate ao câncer, que mobiliza instituições, empresas, movimentos populares, governos em todo mundo.

Nesta “Semana do Servidor” as carretas do programa ‘Saúde da Mulher’ estarão realizando uma série de exames ao público feminino (servidoras e alunas) da Ufam, mas também os exames que previnem o câncer de mama (mamografia, ultrassom das mamas).

As mulheres acima dos 40 anos podem se dirigir diretamente as carretas para fazerem o exame. As que tiverem menos de 40 anos, precisam passar na consulta médica no CAIS.

O exame de mamografia é uma ação preventiva de tratamento precoce e, consequentemente, a cura. As pessoas que têm mais chances de desenvolverem câncer de mama são as pessoas mais obesas, as que consomem álcool e fazem uso de anticoncepcionais oral (mas não está comprovado) e as mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família (mães e irmãs).

A atividade física e a alimentação saudável ajudam a prevenir o câncer de mama. Também a detecção precoce aumenta as chances de cura da doença. O Ministério da Saúde preconiza que as mulheres acima de 50 anos até 69 anos façam o exame a cada dois anos, independente de ter qualquer alteração nas mamas. É uma medida de rastreamento. Aqui em Manaus se trabalha com a faixa etária de 40 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *