Parceria entre Into e Susam beneficia pacientes do Amazonas com cirurgias de coluna

28/08/13 – As cirurgias estão sendo realizadas na Fundação Hospital Adriano Jorge, localizada no bairro Cachoeirinha, na zona Centro Sul da cidade.

O mutirão de cirurgias de coluna é uma parceria entre o Governo do Estado e profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), do Rio de Janeiro, que integram o Projeto Suporte.

De acordo com o diretor de assistência médica da Fundação Hospital Adriano Jorge, Ítalo Cortez, 11 pacientes do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Central de Regulação de Alta complexidade, foram selecionados previamente pela equipe médica especializada, no mês de agosto, em triagem realizada por três médicos do próprio Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em Manaus.

Segundo o chefe do Centro de Doenças de Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Luís Claudio Schettino, os procedimentos são para a correção de escoliose, uma intervenção cirúrgica que pode durar de cinco a dez horas, dependendo da gravidade do caso.

O Diretor de Assistência Médica da Fundação Adriano Jorge, Ítalo Cortez, disse que o Governo do Estado já está em negociação com o Instituto do Rio de Janeiro para novos mutirões.

A equipe de profissionais do INTO, composta por 15 especialistas em traumatologia e ortopedia, entre médicos, enfermeiros e técnicos, atendeu em Manaus, somente na primeira semana deste mês, 25 pacientes que necessitavam de cirurgias no quadril.

O mutirão de cirurgias de coluna com os pacientes já previamente agendados vai até a próxima sexta-feira (30), na Fundação e Hospital Adriano Jorge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *