Famílias indignadas com postos fechados, no Dia D de vacinação em Manaus

Centenas de mães, pais e responsáveis que procuraram os postos de saúde da capital, na tarde deste sábado – Dia D de Vacinação – em Manaus se manifestaram indignados ao encontrar esses locais de portas fechadas em todas as zonas da capital.

Uma mãe que foi a um posto no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da cidade, presenciou várias pessoas chegando a pé ou de carro, levando crianças, e disse que elas eram obrigadas a procurar outros locais. “Uma família disse que iria ao bairro Ajuricaba, pra ver se encontrava o posto de lá aberto e, ao cegar, novamente deu com os burros n’água!”

Em outo local, outra mãe, preocupada, disse que, o que foi divulgado é que os postos funcionariam até às 17 horas. “Isso não aconteceu em Manaus!”, afirmou. ” Um verdadeiro absurdo!”, protestou.

A mulher, que não soube explicar se eram postos do Estado dou do município, disse ainda, que acredita que muitos pais decidiram levar seus filhos para vacinar à tarde, por causa da chuva que desabou sobre a cidade pela manhã. “Aí, à tarde, quando as pessoas imaginavam que poderiam encontrar os postos abertos (?!) … Um verdadeiro absurdo, isso!”

Ela indagou o “por que” da decisão, “já que a campanha está sendo realizada em todo o país até o fim do dia!”

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de vacinação até 22 de setembro para colocar em dia a sua caderneta de vacinação.

Para Amazonas, foram enviadas quase 615 mil doses de vacinas.

alerta para a importância da vacinação e lembra sobre o risco de não se vacinar.

“A vacina é direito da criança! Há que se fazer um esclarecimento às famílias da necessidade da vacinação, que é a melhor maneira de prevenir doenças é fazendo a vacinação. Lembramos que algumas doenças estão voltando a aparecer e que se não houver vacinação, nós teremos risco também de repetir doenças que, em tese, já haviam sido erradicadas. Então é muito importante a manutenção do hábito, do compromisso, das famílias de vacinar as crianças conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Este sábado, treze vacinas estarão disponíveis para as crianças e outras oito para os adolescentes. Em todo Brasil, o Ministério da Saúde convocou mais de 47 milhões de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *