Pais denunciam dificuldades para vacinação na UBS do Japiim

O horário de atendimento para vacinação é motivo de queixa para pessoas que procuraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Japiim, na zona Sul de Manaus, desde o início da campanha, no último sábado (16). No sábado (16), muitos pais e responsáveis procuraram a Rádio Tiradentes para denunciar que, apesar do Ministério da Saúde ter divulgado que os postos de saúde estariam abertos durante todo o dia, muitos dos procurados pelas famílias estavam fechados.

De acordo com o engenheiro Marfran Barbosa de Araújo, para vacinar as crianças, os pais precisam pegar uma senha, mas o horário de distribuição dessas senhas é muito curto e, todos os dias, dezenas de pais acabam tendo de voltar para casa sem conseguir atendimento.

“Eu estou desde segunda-feira querendo pegar ficha e não estou conseguindo. O atendimento começa 9/10 horas. Segunda-feira foi um caos total e hoje, pequei de novo a ficha pra vacinar meus filhos, falei com o diretor Pacheco, disse que os meus filhos estudavam e que eu tinha trabalho. O diretor disse que isso não era problema dele e que não tem funcionários para a vacinação. Perguntei a ele por que não contrataram estagiários. Na vacinação passada teve!”

Ainda segundo o engenheiro Marfran Barbosa, o número reduzido de senhas provoca transtorno aos pais e crianças que vão à unidade de saúde em busca de se vacinarem.

“As pessoas chegam 6 da manhã pra serem atendidas 9/10 horas e só com 25 fichas? Eu acho isso um descaso! Não tem médicos. Aqui, eles são prepotentes, eles se acham donos do Posto, e não é bem assim, porque o dinheiro é nosso!”

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) disse que órgão vai averiguar a denúncia e explicou que as vacinas estão disponíveis diariamente em todas as UBSs da capital. A população pode solicitar a vacinação mesmo depois do fim da campanha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *