Operação Manaus Segura vai combater tráfico de drogas em escolas públicas

O tráfico de drogas e outros crimes na área escolar começaram a ser combatidos, nesta sexta-feira (25), pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De acordo com a secretaria, a ação preventiva e repressiva será realizada em todas as escolas públicas estaduais de Manaus e faz parte da Operação Manaus Segura, que vem reforçando o policiamento em todas as zonas da capital.

De acordo com o secretário da Segurança, Paulo Roberto Vital, após reuniões com diversos gestores de escolas foi identificada a necessidade da ação que envolve as polícias Civil e Militar. “Inicialmente selecionamos as escolas que estão apresentando problemas identificados pelos gestores, aproveitando o reforço da Operação Manaus Segura, mas iremos expandir para toda rede”, disse.

O secretário destaca que todas as ações estão sendo acompanhadas pelos gestores de cada estabelecimento. “Além do policiamento preventivo, que está sendo adotado para coibir a prática de crimes na área das escolas, as polícias também atuarão na repressão em caso de flagrantes”, disse.

Nesta sexta-feira, além do policiamento reforçado, os policiais civis e militares também ministraram palestras aos alunos sobre prevenção às drogas. “Aqui na área da 10ª Cicom falamos com os alunos sobre como eles podem se proteger da abordagem de pessoas mal intencionas. E também sobre os males do mundo do tráfico”, disse a delegada Izandra Ferreira. Ela destaca que os alunos também foram alertados sobre a questão de violência doméstica e abusos sexuais.

Além do policiamento, o secretário-executivo do Ronda no Bairro, coronel Raimundo Roosevelt, destaca que o Núcleo de Geoprocessamento do Programa desenvolveu um aplicativo para que os gestores possam fazer denúncias sobre ocorrências na área das escolas. “Os comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil irão acompanhar em tempo real esse aplicativo”, disse Roosevelt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *