Operação “DNA” desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus

A operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (20/11), em Iranduba, município da Região Metropolitana, a 27 quilômetros de Manaus. Durante as ações, cujo objetivo foi combater o tráfico de drogas, homicídio, roubo e receptação no município, as equipes da Polícia Civil do Amazonas cumpriram 11 mandados de prisão e seis de busca e apreensão.

Coordenada pelo delegado-geral-adjunto, Antônio Chicre Neto, com o apoio operacional do delegado Mateus Imperatriz, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), e do delegado Fábio Aly de Freitas, da 31ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP), a operação contou os trabalhos 50 policiais civis, lotados na delegacia do Iranduba, Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além do Canil da Polícia Militar.

De acordo com o delegado Antonio Chicre, foram quatro meses de investigação e levantamento de dados, para que a operação fosse desencadeada. Todos os presos pertencem à mesma família e estão diretamente ligados ao tráfico doméstico de drogas na cidade. Pela semelhança física, eles são conhecidos como “Família Oncinha”. Os mandados foram expedidos pelo Juiz da comarca, da 2ª Vara Criminal de Iranduba, pelos crimes de tráfico de droga, associação para o tráfico, roubo, e receptação.

Antonio Chicre informou que Reginaldo, Dieison, Ariane, Warlasson e Josinei são irmãos. “Cinco dos alvos presos são da mesma família. Em fevereiro de 2014, Mário Jorge Moraes de Carvalho, patriarca da “Família Oncinha”, como são conhecidos no município, foi morto a pauladas por membros de uma facção criminosa rival”.

Foram presos em cumprimento a mandados de prisão, na casa onde moravam, em Iranduba, e flagranteados por tráfico de drogas, o casal Ariane Simões de Carvalho, de 22 anos, e Moisaniel da Silva Farias, de 23. Com eles, foram apreendidas 20 trouxinhas de substância entorpecente e um aparelho celular. Foram presos, ainda, em suas residências, no bairro Alto, Ana Carolina Sena da Silva, de 23 anos; Alex Alves da Silva, de 22; Roney Ramos da Silva, de 19; Rui Cleber Cavalcante dos Anjos, de 43 anos. Reginaldo Simões de Carvalho, de 33 anos, foi interceptado no bairro Novo Amanhecer; dois adolescentes, de 15 e 14 anos, também foram apreendidos também no bairro Alto. O adolescente de 15 anos foi flagranteado por tráfico de drogas. Com ele, foram encontradas três porções de entorpecente e R$ 280,00 em espécie.

Em Manaus, a operação “DNA” também cumpriu três mandados de prisão preventiva em desfavor de Dieison Simões de Cavalho, de 27 anos, conhecido como “Cara de Gato”; Josinei Simões de Carvalho, de 30, conhecido como “Kuka”, e Walarsson Simões Souza, de 28, conhecido como “Picapau”.

Ariane e Ana Carolina foram encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF). Moisaniel, Roney, Rui, Alex e Reginaldo foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM), no Km 891, da Rodovia BR-174 – Manaus/Boa Vista. Josinei, Warlasson e dieison já se encontram no sistema prisional. Todos estão a disposição da Justiça. O adolescente de 14 anos foi encaminhado ao Centro Sócio-educativo Dagmar Feitosa, na Rua Vivaldo Lima, bairro Alvorada I, e o de 15 anos responderá em liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *