Operação contra o tráfico internacional de drogas alcança cinco cidades e prende 11, no Amazonas

Fronteira-Brasil-Colômbia

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) prendeu 11 pessoas, nesta quinta-feira (29), em uma operação contra o tráfico internacional de cocaína no Amazonas.

A Operação ‘Dirty Cash’ (dinheiro sujo) foi deflagrada pela manhã, e, além da capital do Estado – Manaus – alcançou as cidades de Tabatinga, Benjamim Constant, Tefé e Coari. Os presos no Interior foram trazidoas para Manaus de avião.

De acordo com a PF-AM, foram cumpridos 27 mandados de prisão preventiva – 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva.

Segundo a assessoria de comunicação da PF-AM, os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Tabatinga, cidade considerada um dos principais corredores do tráfico internacional de entorpecentes, no Amazonas.

Ainda segundo a assessoria, as investigações começaram no fim de 2012, quando foram apreendidos 510 kg de cocaína, na Região do Alto Solimões e Calha do rio, até Manaus.

Conforme a PF-AM, o transporte pelo Rio Solimões e o comércio dos entorpecentes, a partir de Tabatinga, na chamada tríplice fronteira, formada pelo Brasil, Peru e Colômbia, rende milhares de dólares aos traficantes brasileiros e estrangeiros.

Em nota, a PF-AM, informou a descoberta da dinâmica das transações financeiras em moedas nacional e estrangeira, feitas pelo grupo criminoso na atividade do tráfico.

A nota informa, ainda, que, por meio da quebra dos sigilos bancários autorizados pela Justiça, também foram constatados vínculos da organização criminosa com comerciantes, transportadores e outras pessoas físicas e jurídicas investigas nas referidas das cidades, que, por meio dos bancos e outras transações, garantiam o trânsito dos lucros da comercialização da droga, produzida principalmente no Peru e na Colômbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *