“Operação Alcateia” cumpre mandados de prisão contra policiais suspeitos de crimes de extermínio, em Manaus

 

Uma operação policial deflagrada na manhã desta sexta-feira (27), pela Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM) e Ministério Público do Amazonas (MP-AM) prendeu 15 policiais militares suspeitos de participar de grupos de extermínio. Além do PM’s, também foram presos outros 3 civis que seriam associados ao grupo. O principal crime do qual todos são suspeitos é uma chacina que vitimou 36 pessoas, no mês de julho, em Manaus. As investigações identificaram 12 policiais militares suspeitos de envolvimento com extermínio, além de 3 cidadãos civis associados ao grupo.

A ‘Operação Alcateia” está sendo executada por 130 policiais – 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), 17 Oficiais da PM-AM e 21 Policiais Federais, em vários zonas da capital. Os suspeitos presos estão sendo levados para a sede da Superintendência da PF-AM. Após serem interrogados, eles serão conduzidos ao presídio militar da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), onde ficarão à disposição da Justiça.

As investigações que culminaram com a operação policial são conduzidas por uma Força Tarefa coordenada pela SSP/AM, com supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública e cooperação da PF-AM e do MP-AM.

Segundo a coordenação da operação, 15 mandados de prisão temporária devem ser cumpridos em 30 dias. Entre os mandados, há, ainda, 16 de busca e apreensão. Todos foram  expedidos pelo juiz da 3ª Vara do Tribunal do Júri, Mário Moraes Antony.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *