Obras de revitalização da Praça dos Remédios começam a partir desta quarta-feira (28)

2/08/13 – Um total de R$ 1.248.441,21 será investido em obras de melhorias, entre revitalização, recuperação e urbanização na Praça dos Remédios, no Centro da Cidade. Os trabalhos começam a parir desta quarta-feira (28) e tem deve durar cerca de 180 dias.

As obras serão de responsabilidade do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). A empresa Vale do Rio Verde foi vencedora da licitação.

A revitalização da Praça dos Remédios segue o cronograma de recuperação do patrimônio histórico do governo do Amazonas, a exemplo do que foi realizado no Largo São Sebastião, Praça da Polícia, Praça Jefferson Peres e Praça do Congresso.

Em visita técnica in loco com a equipe da SEC, na última semana, à Praça dos Remédios, o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, reuniu com os comerciantes e ambulantes do local para mostrar o projeto e informá-los sobre a nova realidade do local.

De acordo com o secretário, é importante destacar que os comerciantes que trabalham há anos no local não serão prejudicados. “Eles terão boxes especiais para vender seus produtos e aqueles que comercializam comidas a céu aberto já foram informados que terão que mudar de comércio por questão de higiene, mas que receberão auxilio do governo”, disse.

De acordo com o engenheiro e proprietário da Vale do Rio Verde, Rogério Gabriel, as obras vão movimentar até 30 trabalhadores, gerando até 90 empregos diretos e indiretos. “A previsão é que em seis meses a nova Praça dos Remédios seja entregue”.

A diretora de Patrimônio Histórico da SEC, Regina Melo, informou que o projeto de hoje da Praça dos Remédios não é original e o que está previsto é uma revitalização, tentando compor com elementos originais, de forma harmônica e moderna. “O melhor é de tudo é a recuperação desse espaço que, logo que terminada, a Secretaria vai passar para a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios”.

Desde sua criação, em 1899, a Praça dos Remédios sofreu até os dias atuais, inúmeras modificações em seu traçado e mobiliário urbano originais. Por este motivo, o projeto da SEC de revitalização está baseado em registro iconográfico, datado do início da década de 1910, e bibliográfico mais próximo do original (iconografia mais antiga com traçado e mobiliário).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *