No Dia Internacional da Cerveja, especialista desvenda algumas curiosidades sobre a bebida, uma das mais populares no mundo

Reunir os amigos e a família para tomar uma cerveja na sexta-feira é quase uma tradição para muitos. Fica melhor ainda quando é o Dia Internacional da Cerveja. A data, comemorada sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, foi criada nos Estados Unidos por dois amigos, Jesse Avshalomov e Eva Hamilton, e aí se popularizou e é celebrada em todo o mundo.

A cerveja é uma das bebidas mais populares e consumidas no mundo. O doutor em Biotecnologia e cervejeiro, Patrick Gomes de Souza, selecionou fatos curiosos que envolvem a história da bebida. Ele é um dos palestrantes do Amazonas Beer Festival. O evento, promovido pelo Amazonas Shopping, iniciou nesta quinta-feira (02) e vai até o dia 12 deste mês, contando com stands de cervejas artesanais, shows musicais, opções gastronômicas, workshops e exposição. O Amazonas Beer Festival acontece na Praça de Eventos da expansão do shopping, sempre de 10h às 22h.

Segundo Patrick Gomes, há indícios de que a cerveja já era produzida desde 6000 a.C, pelas civilizações antigas do Egito. Uma curiosidade é que o cervejeiro, pessoa que preparava a bebida nessa época, tinha muito prestígio, porque o processo de fabricação era atribuído aos deuses. “O cervejeiro era a pessoa que tinha a conexão com os deuses”, explicou.

Patrick conta que a primeira legislação da humanidade, o Código de Hamurabi, continha leis que determinavam a morte do cervejeiro que produzisse cervejas intragáveis.

O lúpulo, responsável pelo amargor e aromas das cervejas, foi adicionado na fabricação apenas na Idade Média. Esse fato ocorreu por ação da Santa Hildegarda de Bingen, uma monja botânica. Ela descobriu que o lúpulo preservava a bebida.

Outra curiosidade envolve o maior festival de cerveja do mundo, Oktoberfest, que é realizado na cidade de Munique, na Alemanha. A festa não começou por causa da cerveja e, sim, devido à celebração do aniversário de casamento dos reis de Munique.

Impulsionados por movimentos e campanhas na Europa e Estados Unidos, o consumo de cervejas artesanais tem voltado a fazer parte da rotina dos apaixonados pela bebida, diz Patrick Gomes.

Evento Temático – O Amazonas Beer Festival tem como um dos objetivos fomentar a indústria cervejeira do estado. Por isso, marcas locais, como Boteco do Dedé, Cervejaria Rio Negro, Mahy, Cervejaria Império, estão presentes no evento. A programação musical também tem espaço especial na programação. Todos os dias tem shows de bandas de rock, jazz e blues.

Durante a feira, os visitantes podem conhecer a Sala Cervejeira. No local, dividido em quatro ambientes, a história da cerveja no mundo é contada através de quadros. Na sala, tem mostruário de cervejas primitivas, as matérias-primas para fabricação da bebida, além de experiência sensorial, com mesas para degustação de aromas e sabores das cervejas.

Na programação de workshops, nesta sexta-feira (03), Dia Internacional da Cerveja, a beer sommelier Débora Camejo fala sobre Estilo e Escolas Cervejeiras, às 18h. Às 18h30, Willace Azevedo conversará com o público sobre as curiosidades do Dia da Cerveja. No sábado (04), às 15h, Willace Azevedo irá desvendar os mitos e verdades da cerveja. Às 17h30, Patrick Gomes falará sobre o profissional cervejeiro no mercado de trabalho.

Domingo (05), às 15h, a palestra será sobre as Pesquisas e Inovações no Mercado Cervejeiro, com Patrick Gomes de Souza. No mesmo dia, às 17h30, Emanuel Claudio de Oliveira fala sobre a Associação de  Cervejeiros Artesanais do Amazonas (Acerva).

Na próxima segunda-feira (06), às 18h,  Willace Azevedo irá mostrar como harmonizar cerveja com queijos. Às 18h30, Débora Camejo mostrará como harmonizar cerveja com embutidos. No dia 07, às 18h,  Débora Camejo mostrará como harmonizar a bebida com sobremesas.  Em seguida, 18h30, os visitantes da feira vão poder viver uma experiência sensorial com cerveja.

Dia 08, a partir das 18h, as cervejarias locais Sarapó e Mahy apresentarão os seus produtos.  No dia 09 é a vez das cervejarias Rio Negro e Battuta mostrarem as cervejas por elas produzidas.

Dia 10, às 19h, acontece a mesa redonda “Cena Cervejeira Artesanal no Amazonas”, com representantes da Acerva, Baré Brewers e Cervejarias locais. No dia 11, às 15h, a programação contará com uma aula show sobre Prática de Fabricação de Cerveja.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *