Navio hospital da Marinha reforça atendimento médico, a partir desta sexta (29), na Ação Global 2015, em Itacoatiara-AM

Atendimento na Ação Global 2015 começou na terça-feira e segue até o dia 30 de junho
Chega nesta sexta-feira (29) a Itacoatiara (AM), no rio Amazonas, o navio de assistência hospitalar (NASH) “Soares de Meirelles”, da Marinha do Brasil. O navio vai reforçar o atendimento médico, na Ação Global 2015. O programa, desenvolvido em todo o País por meio de parceria do SESI com a Rede Globo, começou na última terça-feira (26) e tem o seu dia “D” neste sábado (30) em quatro pontos do município, a 175 quilômetros de Manaus. A previsão é fazer 60 mil atendimentos gratuitos em saúde, educação e cidadania à população local.

No Porto de Itacoatiara, além do navio da Marinha, cedido pelo Comando do 9º Distrito Naval, que fará atendimento médico nos dias 30 e 31 de maio, já está em funcionamento, desde o dia 26, o Navio Zona Franca Verde, oferecido pelo Governo do Estado, com emissão de documentos (CPF, FG, CTPS, INSS).

De acordo com a coordenadora da Ação Global, do SESI Amazonas, Patrícia Bezerra, em menos de dois dias foram feitos mais de 980 atendimentos à população, pelo pessoal do navio.

Com acesso por via terrestre (AM-010) e fluvial, Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus (RMM), é a terceira maior cidade do Amazonas, com 95,7 mil habitantes, de acordo com estimativa de 2014 do IBGE. Na economia do município, a produção industrial se destaca por meio da Mil Madeireira, que gera mais de 700 empregos diretos, e o Grupo Hermasa Navegação da Amazônia, que oferece outras 800 vagas diretas e mais de mil indiretas. As duas empresas estão entre os parceiros do SESI e Rede Globo na realização da Ação Global no município.

Do Polo Industrial de Manaus, segundo Patrícia, estarão presentes no “mutirão da cidadania”, neste sábado, em Itacoatiara, a Moto Honda da Amazônia, Samsung, Copag e Jabil, entre outras parceiras do SESI nos 22 anos de Ação Global no Amazonas.

As atividades no município estão localizadas, além do Porto, na Escola SESI Abrahão Sabbá, na Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n, bairro São Jorge, onde funcionam as unidades móveis Odontológica e de Qualidade de Vida, do SESI, com exame bucal e profilaxia, além de atendimento na área de cultura e lazer; e a Biblioteca “Indústria do Conhecimento”, na Rua João Valério, 3107, com oficinas de pintura e desenho.

De acordo com Patrícia Bezerra, na terça e quarta-feira, os estandes da Ação Global em Itacoatiara fizeram cerca de 2 mil atendimentos. Na Unidade Móvel da Cozinha Brasil, localizada em frente à Escola SESI do município, foram oferecidos cursos para cerca de 400 pessoas. Outro curso muito procurado durante a semana foi o de atendimento ao cliente, oferecido pelo Sebrae-AM, com 60 vagas.

Memorália
Moyses Israel tem acervo preservado em Memorália
Como parte da programação paralela da Ação Global, em Itacoatiara, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inaugura neste sábado, às 11h, a “Memorália Moysés Israel”, que reúne acervo iconográfico e documental do empresário amazonense, fundador e hoje conselheiro fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O espaço, localizado na área de 50 mil metros quadrados doada em 1994 por Israel à Ufam, foi preservado por ter sido uma das residências do empresário no município.

Com presença confirmada na solenidade de inauguração, Moysés Israel, de 91 anos, diz ter um carinho particular por Itacoatiara, onde consolidou vários negócios desde a década de 40, dentre eles, investimentos em terras e exportação de produtos da floresta amazônica, como castanha e madeira.

Segundo o homenageado, a educação é a base de um país e por essa consciência, sempre incentivou a construção de unidades escolares para atender a população local. A criação dos principais centros de ensino básico, profissional e universitário existentes em Itacoatiara teve a influência de Moyses Israel, com destaque para o Campus Universitário da Ufam que leva o seu nome.

“O conhecimento é fundamental para o avanço da sociedade. Todo esse meu apreço pela educação veio do exemplo do meu cunhado, Samuel Benchimol, que foi um estudioso da Amazônia. Essa inspiração me levou a contribuir com a construção de escolas em terras doadas por mim para esse fim. Ajudo no que posso para o avanço da educação e do desenvolvimento do Amazonas”, disse Moyses.

O Campus da Ufam ocupa uma área de 17,5 mil metros quadrados, onde são desenvolvidos nove cursos de graduação nas áreas de ciências exatas e tecnologia (agronomia, engenharia de software, engenharia de produção, engenharia sanitária, farmácia, química industrial, licenciatura: química e biologia, licenciatura: matemática e física, e sistemas de informação) e o mestrado em ciências e tecnologia para recursos amazônicos. Segundo a reitora da Ufam, Márcia Perales, a universidade oferece 450 vagas por ano, e conta com 1.501 alunos matriculados, já tendo graduado 787.

O Sistema FIEAM também está presente em Itacoatiara com uma unidade de educação básica, a Escola SESI Abrahão Sabbá, com capacidade para atender 720 alunos, e a unidade de educação profissional, a Agência de Treinamento SENAI Ernesto Thalheimer, com capacidade de atender 2 mil alunos nos cursos profissionalizantes das áreas de tecnologia da informação, mecânica, construção civil, confecção do vestuário, eletroeletrônica e alimentos.

Neste ano, o Sistema FIEAM iniciou o ensino articulado SESI e SENAI, com o projeto de integração da Educação Básica do SESI e a Educação Profissional do SENAI (EBEP). Vinte e um alunos do primeiro ano do ensino médio do SESI começaram o tempo integral na escola. A proposta é receber as disciplinas do ensino médio em um turno e no outro a teoria e prática da profissão de operador de computadores. Para 2016, SESI e SENAI planejam lançar mais uma ação articulada com o curso técnico em informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *