Mulheres que são destaques em Manaus são homenageadas na CMM

IMG_7770

Mulheres com trabalhos de destaque em prol da sociedade manauara foram homenageadas, nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O evento foi organizado pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) e contou com o apoio das seis vereadoras da Casa Legislativa: Therezinha Ruiz e Jacqueline Pinheiro, Glória Carrate, Rose Matos, Socorro Sampaio e Vilma Queiroz, e dos demais parlamentares.

Uma das homenageadas pela vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), a delegada Linda Gláucia, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), destacou a importância a participação familiar na redução dos crimes contra as crianças. “A família precisa voltar a ter a devida responsabilidade sobre seus filhos. E o nosso trabalho é pautado na conscientização e nas denúncias que recebemos diariamente, e ter esse trabalho reconhecido em uma Casa Legislativa, entendemos que o trabalho vem apresentando bons resultados”, destaca Gláucia.

Já a mãe social Waldiza Ribeiro Araújo, de 57 anos, tem um trabalho fundamental com crianças que são abandonadas por suas famílias. Atualmente, ela abriga 63 crianças e adolescentes, em sua residência. “Desde 1979, desenvolvo esse projeto, e, pela misericórdia de Deus e das doações encaminhadas pelos meus vizinhos e amigos, é que ainda consigo cuidar dessas crianças”, destaca.

Durante a sessão, Therezinha Ruiz destacou que o Brasil está em posição desfavorável, no que diz respeito à violência contra mulheres. “O nosso país ocupa, hoje, a sétima posição mundial de crimes praticados contra mulheres, com o aumento de 2,3 para 4,6 assassinatos por 100 mil mulheres entre 1980 e 2010, cometa Ruiz.

A parlamentar destacou, ainda, a aprovação do aumento da penalidade a homens que agridem mulheres, que atualmente é de 12 a 30 anos, dependendo do tipo de crime cometido. A decisão foi aprovada nesta terça terça-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília, e vai à sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

A primeira-dama do município e secretária da Assistência Social, Goreth Garcia Ribeiro, também foi uma das mulheres homenageadas, por sua dedicação ao trabalho filantrópico que desenvolve em Manaus, à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e como cidadã.

IMG_7953

A diretora do Lar Batista Janell Doyle, Magaly Azevedo, também teve seu trabalho reconhecido nesta homenagem. Magaly está há 18 anos realizando esse trabalho assistencial, e hoje, atende 150 famílias cadastradas na instituição, principalmente com assistência psicológica.

Outra importante figura pública de Manaus que participou da solenidade foi a médica Adelaide Portela, oncologista e diretora do “Lar das Marias. Adelaide ganha destaque no quesito solidariedade, abrigando mulheres que vem de outros municípios e estados, em busca de um tratamento contra o câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *