Movimentos da Juventude debatem, a partir de hoje, as metas do Plano Nacional de Juventude para os próximos 10 anos

images
O encontro regional da Caravana Nacional da Juventude, que antecede a 3ª Conferência Nacional da Juventude será realizado no auditório da Vila Olímpica de Manaus, a partir das 9h bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel).

Titular da pasta da juventude, o secretário Antônio Eduardo Ditzel exaltou a realização da caravana em Manaus. Para ele, , este momento é tão importante para o poder público quanto para o privado.

“Agora é o momento de debater políticas públicas. Ouvir os dois lados e traçar as metas da melhor maneira possível. Esperamos que tudo transcorra da melhor maneira possível e que os movimentos da juventude saiam daqui com a sensação de que o encontro foi positivo”, disse o médico ortopedista e educador físico.

Além da presença das entidades da juventude, também estarão presentes representantes do Conselho Estadual da Juventude. Demais movimentos do segmento no Amazonas, como o movimento da juventude, também estará no local. A dança do carriçu, realizada pelo grupo indígena Rionegrinos será apresentada logo após a solenidade de abertura.

O evento tem por objetivo promover a interação e troca de experiências entre movimentos, redes e coletivos juvenis, para intensificar a incidência política, como foco a ampliação democrática, combate as opressões, mobilização e atuação na 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília.

Vinte entidades ligadas à Juventude estarão presente no evento, que irá debater assuntos como a divulgação do estatuto da Juventude, a articulação de redes e movimentos na agenda nacional contra a redução da maioridade penal, além de mobilizar e fortalecer redes gestoras e conselhos de juventude para identificar e discutir experiências de políticas públicas de juventude.

Conferência – A 3ª Conferência Nacional da Juventude, vai debater o Plano Nacional de Juventude, com diretrizes e metas para os próximos 10 anos. Nas duas conferências anteriores, a primeira realizada em 2008 e a segunda em 2011, participaram mais de 800 mil jovens do Brasil e de 14 países da América do Sul, África, América de Norte e Europa, ampliando o diálogo entre governos e sociedade civil.

A aprovação da PEC da Juventude, do Estatuto da Juventude e o Plano Juventude Viva são resultados concretos das edições anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *