Morre o ventríloquo Oscarino Varjão, o “Peteleco”

Morreu na noite deste domingo (15/4), no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, o ventríloquo Oscarino Varjão. Aos 81 anos, ele Ele se tratava de um câncer, mas sofreu uma parada respiratória.

Oscarino, que deu vida, por meio de sua voz e técnica ao boneco “Peteleco”, divertiu crianças e adultos do Amazonas por cerca de 60 anos.

O segmento artístico do Estado lamenta a perda do artista, que se tornou um dos mais conhecidos do Amazonas entre crianças e adultos. A dupla chegou a se apresentar até mesmo no “Programa do JÔ”, na Rede Globo de Televisão.

O corpo de Oscarino, como era mais conhecido, está sendo velado na antiga sede do governo, o Palácio Rio Negro, no Centro da capital.

Por meio de Nota de Pesar, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram o falecimento do artista.

 

NOTA DE PESAR

 

A Prefeitura de Manaus, em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamenta o falecimento do artista Oscarino Farias Varjão, 81, e solidariza-se, neste momento de dor, com familiares e amigos do ventríloquo.

O prefeito Arthur Virgílio Neto ressaltou que Manaus e o Amazonas perderam um de seus grandes talentos, dono de humor puro, simples e crítico, que traduzia em sua arte os costumes e valores da terra.

Nascido no Paraná do Xiborena, Rio Solimões, Amazonas, em maio de 1937, Oscarino Farias Varjão começou a carreira de ventríloquo em 1953, com o boneco Chiquinho, em Manaus. Em 1957, aos vinte anos de idade, criou o boneco Peteleco. Em 2016,  Oscarino & Peteleco foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Manaus.

Reconhecido como um dos grandes mestres de sua arte, principalmente pela habilidade de se expressar sem mexer a boca, Oscarino chegou a se apresentar em programa de TV nacional, no ano 2000.

O artista enfrentava um câncer e faleceu no Hospital 28 de Agosto, depois de três dias internado, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *