Moradores denunciam poluição de lago por empresa do Mauazinho. Após constatar crime ambiental, autoridades decidem interditar a área

Imagens anônimas ganharam as mídias sociais em Manaus. As imagens mostram um líquido de cor esverdeada escorrendo para o leito de um igarapé no bairro Mauazinho zona Sul da cidade. Confira o vídeo:


Segundo os moradores o líquido seria uma mistura de óleo com sabão. A equipe de fiscalização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)foi acionada.

Nesta segunda-feira (22), a decisão de paralisar as atividade de limpeza de filtros de uma empresa de Tratamento de Resíduos localizada na comunidade Parque Mauá, no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, por descarte ilegal de resíduo líquido no Lago do Mauá, foi confirmada pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.

Além de parar as atividades de limpeza de filtros, os fiscais do Ipaam coletaram a água do lago para exames junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O objetivo é saber que tipo de produto a empresa estava usando e o dano ambiental que pode ter sido causado à área.

A empresa tem dois dias para justificar, por escrito, ao Ipaam, porque estava descartando o resíduo no lago e qual o produto utilizado na atividade. A partir dai, dependendo das informações e dos exames do material coletado, o órgão poderá proceder com a aplicação de multa, que ainda deverá ser calculada.

A reportagem completa de Fábio Melo você acompanha nesta terça-feira, no Programa Manhã de Notícias, que começa às 7h30, na Rede Tiradentes.

Casos de suspeita de crime ambiental podem ser denunciados pelos telefones do Disque-Denúncia do Ipaam 2123-6715 e 2123-6729.

Um comentário para “Moradores denunciam poluição de lago por empresa do Mauazinho. Após constatar crime ambiental, autoridades decidem interditar a área

  1. Maria Rita disse:

    Sou moradora do Jardim Mauá e essa empresa também emite uma fumaça escura e com cheiro insuportável que causa mau estar. Isso já foi denunciado por diversas vezes, mas a empresa tem licença para operar, é o que nos dizem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *