Modelo transgênero vira embaixadora de marca de cosméticos ao lado de Grazi Massafera e Juliana Paes

“Honrada em fazer parte desse time. Além de serem modelos de beleza, são modelos de feminilidade”, diz Valentina Sampaio

"Eu não falaria de luta, mas de uma consciência que está crescendo na sociedade de que todas as mulheres são iguais e únicas", diz Valentina Sampaio (Foto: Divulgação)

Sinal dos tempos: uma modelo transgênero, nomeada como embaixadora de uma marca de cosméticos, ao lado de nomes como Grazi Massafera, Juliana Paes, Isabeli Fontana e Taís Araújo, era algo impensável até há pouco tempo. Quem dá esse passo agora é a cearense Valentina Sampaio, que acaba de ser eleita porta-voz da L’Oréal ao lado de grandes atrizes (Sophia Abrahão, Ágatha Moreira e a top Emanuela de Paula também ocupam esse posto). O convite foi feito após a repercussão de um vídeo que Valentina – por sempre se sentir mulher, ela não revela seu nome masculino, de batismo – fez para a mesma empresa contando sua história para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

"Me sinto honrada de fazer parte desse time de porta-vozes que, além de serem modelos de beleza e estilo, são modelos de feminilidade", diz Valentina Sampaio (Foto: Nicolas Godon/Reprodução)

“Eu não falaria de luta, mas de uma consciência que está crescendo na sociedade de que todas as mulheres são iguais e únicas. Acho que a geração que represento está pronta para derrubar essas barreiras”, diz a modelo, de 19 anos. Valentina afirma que não sofreu preconceitos em Fortaleza, onde nasceu. “Sempre passei despercebida nesse sentido, mas tudo mudou depois da visibilidade que ganhei. Aí pude ver quanto as pessoas podem ser más.” A receita para enfrentar os detratores? “Demorei a notar que não devo baixar a cabeça. As barreiras somos nós quem colocamos. E cabe a nós retirá-las”, afirma ela, que bateu um papo com a coluna:

Como se sente ao fazer parte de um time de mulheres tão belas?

Sinto-me honrada de fazer parte desse time de porta-vozes que, além de serem modelos de beleza e estilo, são modelos de feminilidade, mulheres incríveis que representam tão bem todas as mulheres de nossa época.

O que sua escolha por uma marca feminina, tão tradicional, representa para as transgênero?

Eu não falaria de luta, mas de uma consciência coletiva que está crescendo na sociedade de que todas as mulheres são iguais e únicas. E eu quero ser uma porta-voz dessa consciência coletiva. Acho que a geração que represento está pronta para isso. A minha geração está pronta para derrubar essas barreiras.

"Sempre fui menina, nunca me senti diferente, simplesmente era algo natural. Tenho orgulho da mulher que me tornei, mas não me acomodo com isso", afirma Valentina Sampaio (Foto: Nicolas Godon/Reprodução)

Como começou a trabalhar como modelo?

Tudo começou na faculdade de moda em Fortaleza. Sempre gostei de desenhar, criar, não pensava em ser modelo. Mas aí surgiu a oportunidade de desfilar, e eu amei. Trabalhei recentemente em um filme que vocês poderão ver em breve, conheci pessoas maravilhosas com quem aprendi muito. E assim quero continuar focada nas duas carreiras, a de modelo e a de atriz, com profissionalismo e talento, como em todo trabalho que faço.

Como se descobriu transgênero?

Sempre fui menina, nunca me senti diferente, simplesmente era algo natural. Tenho orgulho da mulher que me tornei, mas não me acomodo com isso, tento sempre aprender mais e evoluir como ser humano.

"Como tudo foi bem natural onde eu vivi, não sofri preconceito. Meus pais sempre respeitaram quem eu era/sou", diz Valentina Sampaio (Foto: Nicolas Godon/Reprodução)

Foi difícil chegar até aqui? Sofreu preconceito?

Como tudo foi bem natural onde eu vivi, não sofri preconceito. Meus pais sempre respeitaram quem eu era/sou. Em uma entrevista, eu disse que não sofria preconceito, e isso realmente era um mito para mim. Sempre passei “despercebida” nesse assunto, mas tudo mudou depois da visibilidade que a reportagem trouxe. Pude ver um pouco do mundo real para tantos por aí, vi quanto as pessoas podem ser más. Demorei alguns dias para notar que não devo baixar a cabeça, e isso só me impulsionou, tanto é que estamos aqui nesta nova entrevista. As barreiras somos nós quem colocamos e cabe a nós mesmos retirá-las.

"As barreiras somos nós quem colocamos e cabe a nós mesmos retirá-las", diz Valentina Sampaio (Foto: Divulgação)

Um comentário para “Modelo transgênero vira embaixadora de marca de cosméticos ao lado de Grazi Massafera e Juliana Paes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *