Ministério da Saúde capacita servidores e multiplicadores, no AM, para testes de diagnóstico da AIDS, por meio da saliva

AIDS-2

O Treinamento do teste rápido de Fluido Oral para o diagnostico e prevenção do HIV/AIDS vai até o dia 29 de Abril, na Gerência de Entomologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, localizada no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.

De acordo com a Coordenadora Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria da Saúde do Amazonas (SUSAM),  Silvana Lima, meta é capacitar 120 servidores da saúde que trabalham diretamente com o atendimento da população, nos municípios com maior incidência dos casos de AIDS, como; Manaus, Manacapuru, Tabatinga, Parintins e Benjamin Constant.

Segundo a a Coordenadora Estadual de DST/ AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, o teste rápido de fluido oral já vem sendo usado em outros Estados. No Amazonas, o atendimento começa a ser disponibilizado à população a partir de agora, com aplicação de 15 mil testes, nesta primeira fase. Um exame simples feito em apenas 30 minutos.

Sebastiana Silva e Francisco Sena, que representam a Associação Amazonense de Mulheres Independentes pela Livre Expressão Sexual e Rede de Amizade e Solidariedade, organizações não governamentais (ONGs) que atendem grupos de risco, o teste rápido é uma vitória no tratamento e na prevenção da AIDS.

Segundo a SUSAM, em Manaus, 1.102 casos de HIV/Aids foram registrados entre os meses de janeiro e novembro de 2014. O número é 58,7% maior em relação a 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *