Mesmo ainda não inteiramente ligado ao SIM, AM começará pagar energia, em agosto, pelo regime de bandeiras tarifárias

foto_g_BT_noticia
Em época de crise e muitas vezes com os gastos apertados e o salário ‘no vermelho’, a partir de agosto, o amazonense deverá estar atento a outras cores: o verde, o amarelo e o vermelho. É que, no próximo mês, começa a vigorar no Amazonas a chamada ‘bandeira tarifária’, já em vigor desde o início do ano, em outras regiões do país.

De acordo com a Eletrobras Amazonas Energia (AM-Energia), o funcionamento das bandeiras é simples: cada cor indica se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de energia. Quanto maior o consumo, mais cara será a conta.
images (1)
As bandeiras verde, amarela e vermelha vêm discriminadas na fatura. Segundo o diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas, Antonio Paiva, apenas 5 dos 62 municípios amazonenses estão interligados ao Sistema Nacional Integrado (SIM): Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, mas todo o Estado vai ter que pagar pela nova medida.

E mesmo assim, nem todos os municípios amazonenses estarão interligados ao SIM. Um exemplo disso é São Gabriel da Cachoeira. Conforme a concessionária, atualmente, o Estado utiliza apenas 10% da linha transmissão.

A Eletrobras Amazonas Energia anunciou, ainda, que os consumidores vão pagar o valor retroativo aos meses de maio, junho e julho. A cobrança será feita em seis parcelas e vai se estender até o mês de janeiro. A concessionária informou que a resolução 414, de 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), permite a cobrança retroativa.

Aos amazonenses, só resta, mesmo, agora, reduzir ainda mais o consumo de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *