Melo destaca resultados positivos da operação de segurança, nas festas de Réveillon, na capital

O desempenho do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, que não registrou nenhuma ocorrência grave nos locais de festejos do Réveillon, na capital, foi elogiado, nesta quinta-feira (2), pelo governador em exercício, José Melo, durante uma reunião com a cúpula da área de Segurança, realizada na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), onde Melo também prestigiou a cerimônia de posse da nova presidência do Sindicato dos Auditores Fiscais da Sefaz (Sindfisco-AM).

Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), nos locais de grande concentração de público (Ponta Negra, zona Oeste;avenida Itaúba, zona Leste; e Amarelinho, zona Sul) onde foi estimada a presença de 190 mil pessoas, foram registradas apenas ocorrências de natureza leve, da madrugada do dia 1º, até as primeiras horas desta quinta-feira (2). Nesse intervalo, foram registrados quatro homicídios na cidade, nenhum relacionado aos eventos do réveillon. O número de homicídios foi 33% menor em relação a igual período de 2013, quando foram registradas seis mortes. Na comparação com o réveillon de 2012, quando houve nove homicídios, a redução este ano é de 56%.

“É gratificante perceber que os investimentos aplicados em treinamento de pessoal e compra de equipamentos trazem retorno. Tivemos também uma avaliação positiva na atuação dos órgãos estaduais com os municipais objetivando a Copa do Mundo”, disse Melo, ao destacar que o planejamento e os recursos humanos e tecnologias adotados na operação de réveillon seguirão o mesmo padrão durante o Mundial de Futebol, este ano, em Manaus. A reunião contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Almir David; do secretário estadual e Segurança, coronel Paulo Roberto Vital, e do delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha.

De acordo com os dados da Polícia Militar, somente na Ponta Negra o público estimado foi de 150 mil pessoas, tendo, em alguns momentos, até 300 mil, considerando as que apenas passaram pelo local. Já a comemoração da zona Leste atraiu cerca de 60 mil, na avenida Itaúba. Na orla do Amarelinho, no Educandos, zona Sul, a polícia militar registrou a presença de cerca de 30 mil.

No geral, a operação contou com um efetivo de 2,5 mil servidores das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans), entre outros órgãos estaduais e municipais. Além dos policiais e servidores, a operação teve o reforço de 20 câmeras de segurança que foram sendo monitoradas no CICC-Movel,na Ponta Negra e na zona leste, das plataformas de observação elevada, e no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).Todos esses equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Comando e Controle que está recebendo um investimento de, aproximadamente, R$ 67 milhões dos Governos Estadual e Federal, sendo composto pelo Centro Integrado de comando e Controle Regional (CICCR), que está em construção, dois CICCs móveis com tecnologia embarcada, sistema de imageamento aéreo e plataformas de observação elevadas, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *