Manaus será sede de encontro internacional sobre Hepatites virais

Promover a atualização dos profissionais de saúde envolvidos nas atividades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico de pacientes portadores dos vários tipos de hepatites. É o objetivo do “Encontro Amazônico sobre Hepatites Virais”, que acontece a partir da próxima segunda-feira (28), na
Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão do Governo do Amazonas, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O evento pretende reunir autoridades nacionais e internacionais.

O encontro acontece no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e está sendo organizado pela Gerência de Virologia da instituição. “É também uma oportunidade para debater sobre os desafios que ainda envolvem o tema e permitir a troca de experiências dos profissionais que atuam na área”, destaca a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim.

Cerca de 80 pessoas, entre elas o médico hepatologista Raimundo Paraná, especialista em hepatites virais, são aguardadas para o encontro, que vai acontecer das 9h às 18h, no Auditório Luiz Montenegro, da FMT, localizada na av. Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.

A atividade faz parte da programação complementar do simpósio ‘Hepatologia do Milênio’, realizado em Salvador, entre os dias 23 e 25, coordenado pela Universidade Federal da Bahia.

Graça Alecrim destaca que o evento, que tem a maioria das vagas destinadas a convidados, reunirá palestras com profissionais renomados do cenário nacional e internacional, além de mesas redondas para discussões sobre a prática clínica na área. O cronograma prevê, ao todo, 12 palestras e mesas redondas.

“Profissionais dos municípios das calhas dos rios Purus, Juruá e Solimões, além de parte dos que atuam nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), também foram convidados a participar”, esclareceu. Parte dos profissionais foi selecionada pela Coordenação Estadual de DST – AIDS e Hepatites Virais, vinculada à FMT-HVD.

A gerente de Virologia da FMT-HVD, Márcia Castilho e o pesquisador Wornei Braga destacam que, entre os participantes, estão previstos médicos, residentes, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos científicos na área. Entre os temas escolhidos para as palestras estão “Tratamentos das hepatites B e C”, “Transplante de fígado” e “Hepatite Delta” – esta última de alta incidência na região.

Castilho destaca que, embora a atividade seja para convidados, profissionais da área da saúde interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 2127-3447 – [email protected]. Eles passarão por uma seleção e, dependendo da disponibilidade de vagas, serão chamados ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *