Rio 2016: revezamento da Tocha Olímpica percorrerá 30 km, em Manaus

32B54
A 466 dias das Olimpíadas 2016, a capital amazonense recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), a primeira reunião sobre o Revezamento da Tocha Olímpica, que ocorrerá em todo o país, no próximo ano. O encontro ocorreu no Les Artistes Café Teatro, Centro, e contou com a presença de órgãos municipais e estaduais e de representante do Comitê Olímpico Rio 2016.

A chama passará por 250 cidades das cinco regiões brasileiras, 100 dias antes do torneio. Manaus será a cidade anfitriã e terá cerca de 30 quilômetros de revezamento em diversos pontos, além de um show artístico no fim do dia. A programação ainda não está definida e os detalhes serão discutidos nos próximos encontros.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, destacou que este é o principal marco mundial antes da abertura dos jogos, no dia 5 de agosto de 2016 e Manaus será um dos pontos altos do Revezamento da Tocha. “A capital do Amazonas será uma das seletas cidades onde a Tocha Olímpica pernoitará. Neste dia teremos uma grande festa na cidade que queremos realizar na Ponta Negra, mesmo local que receberá o Live Site durante as Olimpíadas”, afirmou.

O revezamento é um dos principais símbolos do evento e, tradicionalmente, ocorre no mundo inteiro desde 1936. Para o Comitê Olímpico Internacional, a tocha tem como objetivo suscitar o espírito esportivo na população e criar um sentimento de pertencimento às Olimpíadas.

Além da Manauscult, o encontro contou com a presença de representantes das secretarias municipais da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel); Educação (Semed); Comunicação (Semcom); Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans); Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) e Polícia Militar do Amazonas (PM/AM).

Trajeto

Segundo informações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, a tocha será carregada por pelo menos 10 mil condutores ao longo de cerca de 20.000km, além de voar em torno de 10 mil milhas pelo país, até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica, na cerimônia de abertura, no Maracanã, no Estado do Rio de Janeiro.

A jornada da tocha começará em maio de 2016, na Grécia, e será acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada. Depois, viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas. De Atenas, a tocha virá direto para o Brasil, num avião. Todos os Estados do país receberão a chama, além de cidades do interior que também serão incluídas no trajeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *