Lista aponta principais tendências para quem quer iniciar um exercício em 2018: conheça

Para quem adora seguir novidades do mundo fitness, o mais novo levantamento feito pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva mostra as principais tendências para quem quer inovar ou aderir a uma nova atividade física em 2018.

O levantamento, feito por um dos órgãos mais respeitados no mundo da atividade física, entrevistou cerca de 4 mil profissionais de atividade física.

Tendências fitness para 2018

1. Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

Este tipo de treinamento se tornou popular por prometer muitos resultados e exigir pouco tempo de prática. Isso porque exercícios de alta intensidade podem ser feitos em qualquer lugar, sem a necessidade acessórios ou equipamentos — basta manter a frequência cardíaca lá em cima, mas sempre com auxílio de um profissional.

Além disso, depois de terminado o exercício, o HIIT pode potencializar a queima de calorias por até 48 horas após as atividades.

exercicio corrida rua treino suor 117 400x800
GEORGIJEVIC / ISTOCK

2. Treinos em grupo

Há quem só consiga praticar atividade física se for em alguma aula em grupo. E talvez esse seja o segredo para esse tipo de aula continuar em alta em 2018. Aulas de ginástica, dança e zumba, não importa, os treinos coletivos são populares e se adequam para diferentes tipos de pessoas e condicionamentos físicos.

3. Uso da tecnologia

Já faz algum tempo que a tecnologia entrou de vez na vida diária. E na rotina fitness não poderia ser diferente. Essa categoria inclui o uso assíduo de monitores de frequência cardíaca, relógios inteligentes e GPS.

exercicios celular relogio 116 400x800
MIKKELWILLIAM/ISTOCK

4. Treinos com o peso do corpo

Com a vantagem de diminuir a incidência de lesões, os treinamentos com o peso corporal continuarão em alta em 2018. São atividades com equipamentos mínimos, o que as torna mais acessíveis e adaptáveis a diferentes lugares e ocasiões. Algo na pegada do treino funcional, mas focando mais em flexão de braços, agachamentos, abdominais, prancha, etc.

5. Musculação

O treinamento de força continua a ser essencial e muito popular no mundo fitness. Inclusive é uma parte muito importante para manter a saúde das articulações e aprimorar exercícios aeróbicos e a flexibilidade do corpo.

musculacao academia exercicio 116 400x800
MEDIAPHOTOS/ISTOCK

6. Maior demanda por profissionais qualificados

A oferta por profissionais da área da atividade física está crescendo, mas aumentou também, de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, a procura por profissionais mais qualificados e certificados.

7. Yoga

Com a vantagem de trabalhar corpo e mente, a prática tem cada vez mais se popularizado. Entre as diversas vertentes, as mais famosas: Power Yoga, Hatha Yoga, Yogalates, Bikram, Ashtanga, Vinyasa, Kripalu, Anurara, Kundalini, Sivananda e outros.

alongamento yoga pilates 0916 400x800
SYDA PRODUCTIONS/SHUTTERSTOCK

8. Treino com personal trainer

A associação afirma que mais estudantes estão se especializando em cinesiologia, ciência que estuda os movimentos do corpo, e no atendimento individual. Isso pode indicar maior interesse pelo bem-estar e pela saúde dos praticantes. A procura por esse tipo de profissional também aumentou.

9. Programas de aptidão física para idosos

Mais e mais adultos estão buscando o envelhecer de maneira saudável e, para isso, estão também investindo em atividade física. Eles contratam profissionais para programas específicos para esse atendimento de prevenção.

exercicio treino tenis 117 400x800
PRIMAGEFACTORY / ISTOCK

10. Treino funcional

É uma modalidade que inclui o treinamento de força, para melhorar o equilíbrio e as atividades diárias, e o treinamento cardiovascular pela alta frequência cardíaca durante a sessão.

Como funciona o HIIT, maior aposta para o mundo fitness em 2018:

São treinos rápidos e, como já diz o nome, intensos. A duração depende da aptidão física do praticante, mas pode variar entre 15 a 30 minutos.

Outro ponto importante é manter a frequência cardíaca elevada e com pequenos intervalos de descanso entre os exercícios, que podem ou não ser ativos – quando o praticante se recupera em movimento, como na esteira, porém em ritmo reduzido.

hiit iniciantes secar 216 400x800
MIHAILOMILOVANOVIC/ISTOCK
Enquanto o HIIT é feito a cerca de 90% da frequência cardíaca máxima, uma aula de spinning, por exemplo, é realizada, em média, a 60% da capacidade.

“O HIIT é curto, pois se for uma sessão longa, o aluno não consegue manter a intensidade tão alta. Isso pode ser feito com diversos exercícios, como corrida, pular corda, etc.”, afirma a treinadora Fernanda Manhães, da Bodytech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *