LIRAa – Municípios amazonenses em situação de alerta sobre os casos de dengue

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (24), indica sete municípios amazonenses em situação de alerta e um para risco de surto de dengue.

Segundo o LIRAa, municípios que detectaram focos de dengue em 1 a cada grupo de 100 prédios são incluídos na categoria “satisfatório”. Acima de 1 até 3,9 foram enquadrados na categoria “alerta”. As cidades com índice acima de 4, entram no nível de “risco de surto de dengue”.

De acordo com os dados, Borba (1,2), Coari (1), Manicoré (1,3), Nova Olinda do Norte (1,3), São Gabriel da Cachoeira (3), Tapauá (2,2) e Tefé (1,7) foram classificadas em situação de alerta. Enquanto Guajará (5,5) tem risco de surto.

Outras 12 cidades tiveram índice satisfatório: Barcelos, Boca do Acre, Codajás, Itacoatiara, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Santo Antônio do Içá.

De acordo com o Ministério, realizado em outubro e novembro, o LIRAa teve adesão recorde para este período do ano, com 1.792 cidades participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *