Grávidas do Bolsa Família começam a receber repelentes no Amazonas

dengue

Mais de 620 mil frascos de repelentes serão entregues para as grávidas beneficiárias do Bolsa Família, no Estado. Os produtos foram comprados pelo governo federal para apoiar o combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite zika, dengue e febre chikungunya.

Quase 16 milhões de frascos serão distribuídos em todo o país. A entrega dos repelentes resulta de uma parceria dos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde.

Até o fim deste mês, os estados já terão os repelentes nas secretarias de saúde para repassar às prefeituras. Em seguida, a gestão local fica responsável por escolher a melhor forma de distribuição – ou no Centro de Referência de Assistência Social (o Cras) ou na unidade de Saúde. Neste primeiro lote, cerca de um milhão de frascos de repelentes serão entregues às gestantes de baixa renda.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, o combate ao mosquito transmissor dessas doenças deve ser contínuo. Ele destacou que as principais beneficiadas com a entrega dos repelentes serão as mulheres mais pobres. 

Beltrame ressaltou que as prefeituras conhecem melhor a situação das cidades e, por isso, ficarão responsáveis por definir a melhor forma para realizar a entrega dos repelentes.

O uso de repelentes é uma ferramenta importante para a prevenção da microcefalia causada pelo Zika vírus e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas deve estar aliado com medidas que evitem a proliferação dos mosquitos, como evitar água parada em vasos de plantas, pneus e calhas de telhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *