Fiscalização apreende 18 veículos por transporte irregular nas zonas Norte e Leste

Durante blitz, realizada na manhã dessa segunda-feira (19/2), dezoito veículos foram apreendidos por transporte irregular de passageiros nas zonas Leste e Norte da cidade. Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) flagraram 17 motocicletas fazendo transporte clandestino e um veículo escolar com documentação irregular.

As primeiras ações aconteceram na zona Norte da capital, onde a fiscalização abordou motociclistas fazendo serviço de mototáxi sem autorização da SMTU. A ação percorreu ruas dos bairros Cidade Nova, Amazonino Mendes e Novo Aleixo. As abordagens contaram com apoio de agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran).

Na zona Leste de Manaus, a fiscalização percorreu ruas dos bairros São José, Tancredo Neves e Zumbi. Na avenida Cosme Ferreira, foi montada uma blitz em que foram fiscalizados micro-ônibus dos modais Executivos e Alternativos, além de táxis e mototáxis.

O superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro, disse que o combate aos irregulares irá continuar em todas as zonas da cidade. Ele explicou que quando se combate o transporte clandestino, se valoriza aqueles que cumprem todos os requisitos para fazer o transporte regular e de acordo com a legislação.

Para o diretor de transportes da SMTU, Robson Falcão, as ações serão coordenadas e a meta é apreender o maior número de transporte clandestino. Segundo ele, esta é uma das principais atividades de fiscalização da SMTU e continuará a ser realizada sem deixar de lado as demais fiscalizações, como a do transporte urbano.

Em 2017, a SMTU realizou apreensões de 2.197 veículos, um aumento de 164% em comparação com o total de apreensões de 2016, quando foram registradas 831.

As motocicletas usadas para fazer transporte clandestino de passageiros contabilizam a maior parte das apreensões com 1.394 veículos encaminhados ao parqueamento da SMTU em 2017. Os táxis com problemas de documentação foram o segundo maior motivo de apreensões, com 298 veículos flagrados pelos fiscais da Superintendência. Em terceiro lugar no número de apreensões, aparecem os veículos de passeio, fazendo transporte clandestino, categoria que soma 167 veículos apreendidos. Os veículos dos sistemas de transporte Executivo e Alternativo somam 142 apreensões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *