Festa do Cupuaçu é monitorada pelo primeiro Centro Integrado de Comando e Controle do Interior, em Presidente Figueiredo-AM

Com uma expectativa de público de 300 mil pessoas nos três dias de evento, a Festa do Cupuaçu, que entra neste sábado (29) no segundo dia, está sendo monitorada pelo primeiro Centro Integrado de Comando e Controle Municipal (CICC-M) do Estado. O Centro Integrado foi ativado na sexta-feira (28), primeiro dia do evento, pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A festa segue até este domingo (30).

O espaço, montado e inaugurado pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, está sendo coordenado pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) da SSP-AM, e tem a atuação de órgãos municipais, estaduais e federais. 

O CICC-M é um espaço permanente de monitoramento e planejamento das ações de Segurança no município. O local, integrado com o CICC em Manaus, dispõe de uma sala de Planejamento, uma sala de gestão e a sala de Video Wall, com computadores e telas de monitoramento em tempo real ligadas a doze câmeras espalhadas pelas cidade. 

Para o secretário da Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, a implantação do Sistema Integrado em um município é um avanço importante nas ações de Segurança do Estado. “Esse modelo de integração  contribui muito pra Segurança Pública e esperamos que essa iniciativa se repita nos demais municípios. Nós asseguramos que vamos fazer o melhor, mais eficaz e racional uso dessas ferramentas para a Segurança”, disse.

Em torno de 500 servidores da Segurança Pública estão envolvidos na Operação da Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo.

Uma das novidades na Operação é a utilização de um drone para auxiliar na visualização dos locais de maior circulação de pessoas, que permitirá, ainda, diminuir o tempo das ações de pronta-resposta dos órgãos envolvidos na Operação, durante uma ocorrência.

O secretário de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, destaca que o sistema de monitoramento é diferenciado e inovador. “O monitoramento é feito por meio de 12 câmeras com resolução em OCR, que transforma a imagem obtida em um conteúdo legível e editável, além das já instaladas em Figueiredo. Desde o km 100 da BR-174 já estamos fazendo o monitoramento nos ônibus que vêm  ao município, bem como nos veículos”, comenta. 

Participam da Operação servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) Corregedoria e a Ouvidoria da SSP-AM, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), além da Guarda Civil de Presidente Figueiredo e demais órgãos do município. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *