Falso dentista é flagrado atendendo em clínica clandestina, na zona Norte

IMG-20141219-WA0012

O falso dentista Raimundo Alves, que se identificava como Dr. Guilherme, foi flagrado, nesta sexta-feira (19), atendendo pacientes em uma clínica particular, na Rua 3, no bairro Amazonino Mendes, na zona Norte de Manaus. o flagrante foi registrado durante fiscalização de rotina, do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM).

De acordo com o coordenador do setor de Fiscalização do CRO-AM, o cirurgião-dentista Maurício Ferreira, quando os fiscais chegaram ao estabelecimento e solicitaram o registro profissional dele, Raimundo Alves disse que era acadêmico e que tinha registro no Conselho. “Não era verdade, pois, para exercer a profissão de cirurgião dentista, tem que ser diplomado por instituição de ensino reconhecido e já possuir registro no Conselho Regional de Odontologia. Por não preencher esse requisito, Raimundo foi enquadrado por exercício ilegal da profissão”, disse Mauricio.

Com apoio de policiais militares da 27º Companhia Interativa Comunitária (27º Cicom) da Polícia Militar, Raimundo foi conduzido para o 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para os procedimentos legais. “Nesta ação, conseguimos tirar mais um falso profissional que estava atendendo sem formação em Odontologia, o que consideramos um risco muito grande à saúde dos pacientes”, disse.

Nos últimos meses, Dr. Maurício destacou que o CRO-AM tem intensificado a fiscalização aos falsos dentistas. No mês passado, o CRO-AM também flagrou um falso dentista que atuava em um consultório clandestino e também utilizava registro profissional de um cirurgião-dentista já falecido de Minas Gerais. A ação foi realizada após denúncias sobre a prática ilegal.

Ele ressaltou a importância das pessoas que precisam dos serviços de um cirurgião-dentista confirmarem se, de fato, o profissional tem formação e é registrado no Conselho Regional, como determina a legislação. “Antes de fazer qualquer procedimento, o paciente deve confirmar se de fato, o profissional que ela está procurando tem a formação, pois somente isso pode garantir um atendimento correto e sem riscos à saúde”, disse.

O presidente do CRO disse, ainda, que a população também pode ajudar no combate aos falsos dentistas, denunciando ao Conselho e ainda aos órgãos de polícia, já que o exercício ilegal da profissão é um crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB).

O CRO Amazonas possui sede na Rua Silva Ramos, nº 71, no Centro de Manaus. As denúncias podem também ser feitas pelo 0800 284 1380 e pelo telefone 3131-2200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *