Exposição alerta sobre o tráfico de pessoas e divulga canais de denúncias

“Liberdade não se compra”. É o título da exposição temática que enfoca o tráfico de pessoas, que acontece a partir deste sábado no Uai Shopping, localizado na avenida Cosme Ferreira, 4.605, São José, zona leste. Hoje, a exposição vai das 11h às 20h e amanhã (30), das 12h às 20h) de agosto.

O evento, que é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), faz parte da programação da campanha “Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas”, do Ministério da Justiça, e iniciou em julho, em vários países.

campanha-tráfico
Em Manaus, a exposição já aconteceu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Manaus Plaza Shopping e vai percorrer outros centros comerciais até o fim de setembro.

A exposição tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre o tráfico de pessoas, além de divulgar os canais de denúncia do crime. Ela é composta de duas caixas que simulam gaiolas humanas. Uma pequena medindo 65cm³, adesivada com a imagem de uma mulher aprisionada, e outra com 2,5mx2,5m. Na maior é possível adentrar e conhecer trechos de histórias verídicas de pessoas que foram vítimas do tráfico e outras informações sobre o tema.

“A campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas é permanente e a exposição itinerante vai percorrer vários shoppings de Manaus que se tornaram parceiros dessa causa. O objetivo é de atingir um maior número de pessoas com informações sobre os perigos desse crime. Queremos alertar a sociedade para que fique atenta e denuncie, seja pelos telefones 100, 180 e 181 ou nas delegacias”, informa a secretária da Sejusc, Graça Prola.

Teatro – A peça teatral “Sonhos Roubados” será encenada pelos alunos do curso de teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Ela retrata as fases do tráfico de pessoas para fins sexuais, desde a escolha e sedução da vítima, passando pela enganação durante a viagem ao país de destino até o aprisionamento nas boates. A denúncia, a prisão dos criminosos e a liberdade da vítima, também, são apresentados.

Denúncias – Para denunciar, é só acessar os vários canais disponibilizados. Os telefones 100, 180 e 181 são gratuitos. O fixo de Manaus é (92) 3632-0554. Quem está no exterior, também pode denunciar pelo 900 990 055 (Espanha), 800 800 550 (Portugal) e 800 172 211 (Itália). Nos três últimos, o código 61 3799 0180 deve ser informado. Para denúncias por e-mail é [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *