Exportações do Polo Industrial de Manaus esbarram na crise da China

Dólar alto em relação ao real, mercado interno estagnado e produção industrial em queda: o cenário de dificuldades na economia interna brasileira seria a oportunidade ideal para alavancar as exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM) e fazer o modelo recuperar os níveis de produção e vendas. Seria, se o mundo não estivesse vivendo, a partir deste mês, mais uma forte crise econômica que teve origem na Ásia.

Pelo menos é isso que acredita o gerente-executivo do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN/AM), Marcelo Lima. Ele explica que, se por um lado a alta da moeda americana deixa os produtos amazônicos mais atrativos ao mercado internacional, por outro lado, a deflagração da crise chinesa deixa os investidores mais resistentes a novos investimentos, pelo menos neste primeiro momento de incertezas em relação à economia mundial. “Teoricamente a alta do dólar seria vantajosa e as exportações seriam uma saída para a crise no PIM. O problema é que com a situação de crise no cenário externo, pelo menos em curto prazo, os mercados vão diminuir as compras.

A crise está se alastrando pelo mundo e a situação atual de mercado não traz nenhuma vantagem. A crise é maior do que se imaginava. Ninguém está comprando e os mercados estão na expectativa”

Fonte: Jornal do Commércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *