Eventos com participação de atletas de alto rendimento colocam Manaus no calendário Esportivo Internacional

esporte-festivala-aguas-27--890x395
Manaus entra na corrida para ser sede de um Gran Prix de natação conhecido internacionalmente e já atrai o interesse de nadadores de todo o mundo. Nesta segunda-feira (27), o organizador da Ultramarotana Rio Negro Challenge Amazônia 30 Card, Aristóteles Neto, explicou a importância do evento esportivo.

“O Grand Prix já é realizado desde 2011 e, agora, pleiteamos, junto à Federação Internacional de Natação, a possibilidade de realizarmos o evento aqui em Manaus. Para isso, nos foi repassado um caderno de encargos para podermos nos habilitar à prova. A partir de um relatório da Confederação Brasileira repassado à Federação Internacional, teríamos a chance de homologar a prova e, a partir de 2016, fazermos parte do calendário mundial do Grand Prix.”

Segundo Aristóteles Neto, ao saber da possibilidade da realização da prova no Amazonas, atletas de renome internacional já confirmaram interesse em participar da competição.

“É uma prova-teste com todo o rigor de uma prova oficial, tanto que os atletas convidados são franqueados mundiais. Não temos amadores, nessa prova!”

Com participação de 19 atletas, a Ultramaratona de Natação, que acontece no dia 2 de maio, às 7h, tem um percurso de 30 km, saindo da Praia do Açutuba, contornando cera de 6km até o Rio Negro e, em seguida, os 24 km do rio, contra a correnteza, até a Praia da Ponta Negra, em Manaus.

O evento terá a participação de paraatletas, militares, atletas por categoria e atletas ranqueados de todo o mundo e apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur).

Neste domingo (26), a capital amazonense foi palco da etapa única do Campeonato Brasileiro de Duathlon. Com 10 quilômetros de corrida, mais 40 quilômetros de ciclismo e outros 5 quilômetros finais de corrida, a competição reuniu a elite dos atletas brasileiros na modalidade e, segundo o presidente da Federação Amazonense de Triatlon, Antônio Neto, valeu vaga para o mundial da Austrália, que será realizado em outubro deste ano.

A competição foi divida na categoria elite, sub 23, e por faixa etária de idade, de cinco em cinco anos. Durante a disputa, o clima ameno e nublado poupou os atletas do sol amazônico. Com o tempo ajudando, o ritmo foi acelerado durante todo o percurso. Os líderes no masculino, Luis Viana e Thiago Assad praticamente dominaram toda a prova, mas, no final, deu Luis Viana Neto. Thiago Assad chegou em segundo lugar, também conquistando a vaga para o Mundial da Austrália.

No feminino, vitória da favorita, Ariane Gomes, que não deu nenhuma chance para as adversárias, provando que está em uma excelente fase. A campeã elogiou a organização do evento em Manaus.

E ainda este ano, em julho, Manaus vai receber a Pan American Cup, uma espécie de copa continental para os atletas de alto rendimento do Triathlon. A capital amazonense também entrou no calendário do circuito nacional do Sesc-Triathlon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *