Estado começa a pagar décimo terceiro salário do funcionalismo público

Após anunciar que não iria antecipar a primeira parcela do 13º salário do funcionário público estadual, governo voltou atrás e paga no próximo dia 28, 30% do décimo.

 

A notícia está sendo comemorada principalmente pelo comércio que sempre recebe parte do 13º salário do trabalhador, que na maioria das vezes, utiliza o dinheiro extra para pagar contas, limpar o nome e fazer compras, como explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag. “A gente sabe que as pessoas costumam utilizar até 60% da antecipação do 13º salário para quitar as dívidas contraídas no primeiro semestre. Mas, pelo menos quando pagam, muitos delas com inadimplência, voltam a ter crédito e, por consequência, voltam a comprar”.

De acordo com dados da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz), serão injetados quase R$ 100 milhões com a antecipação de 30% do 13º salário do servidor público do estado, número que somado ao pagamento mensal chega a R$ 400 milhões. O que movimenta a economia local e garante empregos.//

Enquanto os servidores públicos se organizam com a notícia, alguns trabalhadores comuns ainda nem sabe o que fazer. Em contrapartida, há aqueles que têm a vida toda planejada e sabem exatamente para onde vai o dinheiro extra.

As demais parcelas do décimo serão pagas em setembro e dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *