Estabelecer prioridades é o segredo para conciliar trabalho, estudos e vida social

Após as festas de fim de ano, vem os recessos, férias e agora o carnaval já está batendo na porta e, com isso, conciliar trabalho, vida social e estudo acaba sendo para muitos estudantes um verdadeiro desafio. Entretanto, é possível tirar de letra e organizar o tempo para dedicar-se às atividades da maneira correta, mesmo após tantos dias de descanso e folia. “Para isso, estabelecer prioridades é essencial”, pontua Eliton Oliveira, psicólogo e professor do Programa Melhor Aprendiz, no Centro Literatus (CEL).

O especialista explica que esse é o primeiro passo para uma rotina mais organizada, que vai fazer com que o jovem tenha tempo para tudo. “Comece organizando uma lista do que você precisa fazer diariamente. Faça uma espécie de linha de tempo, colocando desde o horário em que levanta da cama, quais as tarefas precisa realizar pela manhã, a que horas entra no trabalho, o intervalo e assim por diante”, ensina Oliveira.

Entretanto, o professor do CEL afirma que é importante não deixar seu lazer de lado. “É possível aproveitar as férias para descansar, mas sem abandonar totalmente a rotina de estudos, principalmente quem está se preparando para alguma prova importante”, frisou.

Quando retomar os estudos, Eliton indica começar com poucas horas diárias, algo de uma até no máximo duas horas para que você acostume de novo com a rotina e absorva bem cada conteúdo. “Com o tempo a carga horária de dedicação deve ser aumentada, algo como 30 ou 40 minutos a mais”, disse o professor.

Apesar de não ser muito festeiro, Enrique Ribeiro, de 21 anos, conta que tem um dia a dia puxado e se divide entre o trabalho de aprendiz na empresa União Cascavel, estudos no curso de Assistente Administrativo no CEL e a vida com a família.

Para o estudante, essa rotina com várias tarefas é motivadora. “Acredito que isso seja algo da minha personalidade, gosto de desafios, além disso, procuro não faltar com os meus compromissos e cumprir as minhas funções com responsabilidade e ética”, comenta o jovem.

A estudante Ainara Marques dos Santos, de 18 anos, que trabalha como aprendiz na loja Bemol, e também faz o curso de Assistente Administrativo no Centro Literatus, conta que, sem dúvida, o segredo da sua rotina está no planejamento.

“Saio de casa às 7h e retorno quase às 19h e, assim que chego já procuro fazer o que tem que ser entregue no dia seguinte. No sábado, resolvo as tarefas do curso e no domingo tento aproveitar até meio-dia, daí em diante já penso nos compromissos da segunda-feira. É um pouco cansativo, sei que muitos desistem, mas prefiro continuar porque sei que serei recompensada futuramente”, avalia a estudante.

JOVEM APRENDIZ

A supervisora do programa de aprendizagem do Centro Literatus, Daiana Macedo, explica que, além atuar na inclusão social do jovem ao mercado de trabalho e no cumprimento da Lei 10.097/2000, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, as organizações tem procurado aderir a o programa como uma forma de treinarem um funcionário de acordo com as suas necessidades, com conhecimento das normas e políticas da organização.

Há cerca de três anos o Centro Literatus atua em Manaus como qualificador do programa Jovem Aprendiz, oferecendo mais de 20 cursos direcionados para atividade principal da empresa nos segmentos de Serviços, Comércios e Indústrias, com aulas práticas em laboratórios.

Os jovens que participam do programa Jovem Aprendiz tem direito ao registro em carteira de trabalho, 13º salário, fundo de garantia, INSS, vale-transporte, férias e jornada de trabalho de 4 ou 6 horas.

Os jovens interessados em ingressar no programa pode comparecer, munidos de currículo, as terças e quintas, às 14h, na unidade do CEL localizada na avenida Paraíba, 965, no bairro Adrianópolis. Já as empresas que possuem interessem em contratar aprendizes devem entrar em contato através do e-mail sup.aprendizagem@edu.com.br ou (92) 98236-4340.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *