Entrega de barcaças facilitará escoamento da produção rural no Amazonas

Duas barcaças, com capacidade para transportar até 80 toneladas de produtos cada uma, foram entregues, nesta sexta-feira (1º/11), a produtores rurais do Amazonas, pelo governador Omar Aziz. As embarcações integram o Programa de Expansão da Produção, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e foram adquiridas por meio de convênio firmado entre a secretaria e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com investimento de R$ 1,401 milhão.

De acordo com o secretário estadual de Produção Rural, Eron Bezerra, as barcaças chegam para completar a cadeia produtiva e de escoamento da produção no Amazonas. “Temos uma ótima produção de hortifrutigranjeiros, peixes, queijos, entre outros produtos. Além disso, temos um mercado que adquiri nossa produção e, faltava o transporte ideal. Agora, temos a solução”, destacou.

Mais de 900 produtores de sete municípios do Estado serão atendidos pelas barcaças que são chamadas também de “formigões d’água”. Os produtores atendidos fazem parte de uma cadeia que passa pelo produtor individual, produtor familiar e aqueles que fazem parte de associações e cooperativas.

Municípios atendidos – Cada uma das barcaças fará rotas distintas e levam nomes de agricultores que lutaram pela posse de terra para os trabalhadores rurais. A barcaça Nardélio fará o trajeto Manaus-Humaitá, entre o trecho estão municípios como Manicoré, Borba, Apuí, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã. A barcaça Dinho fará a rota nos municípios circunvizinhos à capital do Estado, para tal, se estabeleceu dois itinerários: Itacoatiara-Novo Remanso-Manaus e Manaus-Manacapuru, onde se tem mais de 40 comunidades.

Cada uma das embarcações terá três tripulantes habilitados pela Marinha. As balsas tipo Ferry Boat, construídas pela Amazon Aço, dispensa o auxílio de rebocador, tem comprimento de 23m e o tanque de combustível tem capacidade aproximada para 3 mil litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *