Empresas de transporte coletivo de Manaus terão de se explicar ao Procom-AM sobre má prestação de serviços

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A má prestação de serviços aos usuários de Manaus será discutida, nesta quarta-feira (08), em uma reunião técnica entre o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon/AM) e representantes de 10 empresas de transportes urbanos que atuam na capital.

Na reunião, que acontece às 09h, na sede do Procom-AM, na Av. André Araújo, 1500 bairro Aleixo, zona Centro-Sul, as empresas terão de explicar as causas da má prestação der serviços e apontar uma solução para o problema.

Foram convocadas para o encontro as empresas Rondônia LTDA, Açaí Transportes, Viação São Pedro, Nova Integração, Via Verde, Expresso Coroado, Global GNZ, Transtol LTDA, Líder LTDA. e Vega Transportes.

De acordo com a coordenadora do Procon/AM as reclamações sobre o transporte coletivo ficaram mais recorrentes, nos últimos seis meses. “Recebemos de 20 a 25 queixas por mês referentes ao transporte urbano, inclusive por carta. Os fiscais do Procon/AM foram às ruas e constataram que o usuário não está sendo respeitado e as empresas estão agindo em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), por isso, vamos ouvir os empresários e tomar as providências cabíveis”.

Entre as reclamações que serão discutidas no encontro estão: limpeza, superlotação; demora no intervalo entre os coletivos da mesma linha; não parar nos pontos de ônibus mesmo com o sinal do usuário; utilizar a faixa do meio ou da esquerda da via, o que impossibilita a parada nos pontos solicitados pelo passageiro ou o usuário que pretende usar o transporte; elevador de cadeirante quebrado; não deixar o idoso entrar pela frente, onde estão as cadeiras destinadas a esse público, e sim pela porta traseira; condições físicas precárias como bancos soltos, vidros dos retrovisores e janelas quebrados, fiação solta, campainha e luzes internas sem funcionamento; ausência de lacre de segurança nas janelas de saída de emergência, extintores de incêndio despressurizados ou fora da validade; lanternas, faróis e luzes quebrados.

Há cerca de um mês, até uma cobra foi encontrada na cadeira traseira de um ônibus de linha do serviço de transporte de passageiros da capital.

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