Em um ano, mais de 10 mil crianças autistas receberam tratamento no ‘Amigo Ruy’, em Manaus

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi comemorado no último dia 02 de abril. Em Manaus, a data também marcou o primeiro ano de funcionamento do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), que tem ajudado pais do Amazonas a lidar melhor no cuidado e acompanhamento dos filhos com o transtorno.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que administra a estrutura do Eamaar, dos mais de dez mil atendimentos realizados ao longo deste primeiro ano de atividade, mais de quatro mil foram nos primeiros meses de 2014.

Marcos Vinícius, de 8 anos, é uma das 800 crianças cadastradas no espaço, que recebe regularmente acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em neuropediatra, psiquiatra, pediatras, enfermeiras, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, além de profissionais de assistência social, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e educação física.

Há nove meses, ele faz tratamento no Eamaar, que, além de ligado à Semasdh, conta com o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa).

Nascida no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), a auxiliar administrativa, Manuelle Carvalho, de 29 anos, mãe de Vinícius, teve que se mudar para Manaus, em busca de tratamento para o filho. Hoje, ela afirma que já pode comemorar os primeiros resultados.

O quadro clínico de Marcos Vinícius se repete em, aproximadamente, 70 milhões de pessoas em todo mundo, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), e faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), também conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD).

A psicóloga do Amigo Ruy, Edneia Pontes, que acompanha o tratamento do Vinícius, explicou que a incidência do autismo é maior em meninos, com uma relação de quatro meninos para uma menina autista. O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento.

Em nove meses de tratamento, a evolução de Marcos Vinícius foi significativa. Hoje, ele já frequenta a escola de ensino regular, em sala especial, e seu comportamento é elogiado pela professora.

Marcos Vinícius foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista com pouco mais de um ano de idade. No primeiro momento, a notícia foi um choque para os familiares.

A mãe dele lamenta o fato de, ainda hoje, a falta de informação sobre o autismo gerar tantos preconceitos.

O tratamento da pessoa diagnosticada com o espectro autista não é apenas uma questão de saúde. Envolve todas as áreas da vida: saúde, educação e assistência social, principalmente. Incluir a pessoa diagnosticada é uma questão de direitos humanos.

O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy está localizado na rua 18, Alvorada 2, zona Centro-Oeste, atrás do Banco do Brasil. Mais informações, ligue para (92) 3656-4004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *