Em ação de cidadania, empresários do setor naval promovem limpeza, na orla do Rio Negro, nesta manhã

amarelinho1-625x416 (1)

Os proprietários e trabalhadores dos estaleiros localizados na área do Educandos – zona Sul de Manaus, promovem uma ação de limpeza da orla do Rio Negro neste sábado (28). A ação começou agora há pouco, às 08h. 

A ação acontece desde 2011, sempre no período da vazante, quando a orla do rio fica tomada por lixo e resíduos, normalmente oriundos das residências situadas próximas ao rio. “Recolhemos de tudo, desde fraldas descartáveis até ventilador, sofá e geladeira velha. Infelizmente muita gente ainda não percebeu o mal que faz ao meio ambiente com essa prática”, lamenta o empresário Antônio Mesquita, sócio proprietário do Estaleiro Bons Amigos, e um dos idealizadores da ação. 

Além de melhorar o aspecto do local, a limpeza da orla do rio também facilita o trabalho nos estaleiros. O grupo participante do mutirão está percorrendo o trecho entre o Igarapé do 40 e a orla do Amarelinho, às margens do Rio Negro, para recolher lixo descartado nas águas. 

Os voluntários se concentraram desde as 7h, no Estaleiro Bons Amigos, localizado no Beco Boulevard Rio Negro, 248 – Educandos. A ação conta com apoio dos estaleiros Curupira, Raimundo Monteiro, Souza Arnaud, Careca, Gaivota e José Honório. 

Este ano, alunos do curso técnico em Construção Naval e de Transporte de Cargas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), participam da ação. 

A professora do Cetam, Nadja Lins, diz que o período da vazante revela as consequências do descarte incorreto do lixo. “Os resíduos sólidos jogados nas águas se acumulam nas margens do Rio Negro, comprometendo o meio ambiente e até mesmo o trabalho dos estaleiros”, completou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *