Eleitor tem até 9 de maio para regularizar título e votar nas eleições deste ano

Manaus já passou pela revisão eleitoral – que foi o período em que as pessoas tiveram que comparecer obrigatoriamente aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazer sua biometria.

Agora, em 2018, acontece o fechamento do cadastro e, para conseguir votar nas eleições deste ano, o cidadão deve regularizar a situação até o dia 9 de maio, como explica o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), Rodrigo Camelo.

“Esse prazo, em 2018, corresponde a 150 dias antes da eleição, ‘cai’ na data de 9 de maio. Até esse período , portanto, o eleitor na capital e no Interior, deve buscar os cartórios eleitorais, especificamente em Manaus, deve buscar na internet o agendamento no site do TRE-AM e, com isso, buscar a sua regularização junto à Justiça Eleitoral.”.

Em relação eleitor do Interior do Estado, onde está em curso um processo de recadastramento, o diretor do TRE esclarece que, quem não faltou na eleição, está quite com a Justiça Eleitoral, mas não há limite de prazo para comparecer ao cartório eleitoral.

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

“Quem tiver de tirar a primeira via do título eleitoral – que é o alistamento – fazer mudança do local de votação, pagamento de multa por ausência em um dos pleitos, procure o cartório e faça isso até o dia 9 de maio. Mas não haverá o cancelamento dos títulos eleitorais, nessa data, portanto, você vai poder votar ainda na eleição de 2018. Só precisa ir ao cartório quem precisa realmente precisa mudar o título, mudar o local de votação, pagar uma multa por pendência de votação. De outra maneira, não precisa procurar o cartório eleitoral.”

De acordo com Rodrigo Camelo, em Manaus, baseado na projeção de crescimento populacional e na quantidade de eleitores já atendidos, restam ainda ao menos 25 mil eleitores que precisam procurar a Justiça Eleitoral para se regularizar e estar aptos a participar das eleições deste ano.

Já no Interior, os cálculos do TRE indicam que ao menos 30 mil eleitores ainda precisam se regular, nos 61 municípios.

Nove de maio também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

O Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha nacional para lembrar o prazo final para regularizar o título de eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *