Eleições para a OAB-AM e DPE-AM mobilizam advogados amazonenses, nesta sexta-feira

images (9)

De um lado, os advogados públicos, que optaram por representar a população mais pobre, que tem o direito constitucional de ter um advogado, mas não pode pagar pelos honorários de um. São os defensores públicos que vão às urnas, nesta sexta-feira (27), para eleger o novo Defensor Público Geral, que vai comandar a Defensoria Pública do Estado, no biênio 2016-2017.

De outro, os advogados de carreira, que escolhem o novo presidente da Seccional Norte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB ). Cerca de seis mil advogados que estão em dia com o pagamento da anuidade da entidade estão aptos a votar.

Nesta eleição, concorrem as chapas: “OAB Forte e Renovada”, liderada por Euler Carneiro e Almir Barros; “Muda OAB – Aliança”, dos advogados Jean Cleuter Mendonça e Omara Gusmão, e “Unidos pela Advocacia para avançar +” que tem como candidato o atual vice-presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy e Adriana Mendonça.

A eleição para escolha da nova diretoria da Seccional Amazonas da OAB começou às nove da manhã e vai até cinco da tarde, na sede da entidade, localizada na avenida Humberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, zona Centro Sul da cidade.

A eleição para o cargo de Defensor Público Geral tem um colégio eleitoral menor. São apenas 105 defensores, que vão escolher entre dois candidatos – os defensores Christiano Pinheiro da Costa e Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

Na escolha do Defensor Público Geral, a palavra final é do chefe do executivo estadual. Concluído o pleito, uma lista com o nome dos três mais votados é encaminhada ao governador, que escolhe entre os três, aquele que vai chefiar a defensoria pública do estado.

Como são apenas dois candidatos, um deles vai suceder o atual Defensor Público Geral, Ricardo Trindade, possivelmente, o mais votado, já que o governador José Melo tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos nomes da lista encaminhada pelos defensores públicos, explica o Corregedor Geral da DPE e presidente da  Comissão Eleitoral e Apuradora, Leonardo Cunha e Silva de Aguiar.

Na eleição para Defensoria Pública do Estado, o voto é obrigatório. Todos os defensores públicos, inclusive os que atuam no Interior do Estado, foram liberados do trabalho para vir à capital, votar.

Neste mesmo pleito, também ocorre a eleição para a composição dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP). São 12 defensores públicos que concorrem a cinco vagas.

A eleição, tanto para Defensor Público Geral quanto para conselheiro, acontece no auditório Doutor Edison Pereira de Souza, localizado na sede administrativa da DPE-AM, que fica na Rua Maceió, número 307, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *