É científico: praticar exercício só aos finais de semana é tão saudável quanto todo dia

Qual sua meta para o ano-novo? É bem comum que as pessoas incluam na listinha de desejos coisas como manter a saúde em dia, praticar mais exercícios, perder uns quilinhos…

Mas, quando as festas de fim de ano acabam e a rotina volta ao normal, surge uma dúvida: com qual frequência eu devo fazer exercícios físicos?

Se durante a semana os horários são muito apertados e só resta tempo para malhar, correr, caminhar ou nadar no final de semana, calma: não tem problema.

De acordo com um estudo que analisou mais de 60 mil adultos da Inglaterra e da Escócia entre 1994 e 2012, se o objetivo é ter uma boa saúde, a quantidade de dias não faz tanta diferença.

Isso quer dizer que as pessoas que se exercitam apenas aos finais de semana podem ser tão saudáveis quanto as que se exercitam diariamente.

150 minutos de exercício por semana

A matemática ajuda a explicar por que se exercitar apenas aos finais de semana funciona.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que as pessoas gastem pelo menos 150 minutos por semana em exercícios moderados. Quem tem apenas dois dias para se exercitar pode dividir em 75 minutos para cada um deles.

exercicio afundo peso 216 400x800

VADIMGUZHVA/ISTOCK

“Milhões de pessoas gostam de praticar esportes uma ou duas vezes por semana, mas estão preocupadas em não fazer o suficiente. Nós encontramos um benefício bem claro disso. Esse hábito tem tornado as pessoas mais aptas e saudáveis”, explicou Gary O’Donovan, um dos autores do estudo feito Universidade Loughborough.

Ao coletar dados de pessoas que se exercitam duas vezes por semana, os cientistas constataram que eles têm 30% menos chance de ter algum risco de morte. As possibilidades de se ter doenças cardiovasculares são reduzidas em 40% e de contrair câncer, 18%.

Esses números são bastante próximos de pessoas que fazem do exercício físico uma rotina diária. Comparado aos sedentários, os ‘atletas’ têm 35% menos chance de risco de morte, registram 41% casos a menos de problemas cardiovasculares e têm possibilidades de câncer reduzidas em 21%.

Exercícios físicos nos finais de semana

A lógica é simples: é melhor algum tipo de exercício, do que não se exercitar nada. A pesquisa, porém, mostra que o impacto de fazer alguma atividade esportiva, mesmo que uma vez ou outra na semana, é maior do que se imaginava.

Por isso, é importante ‘compensar’ o que não foi feito na semana nos ‘dias de folga’. “Guerreiros de fim de semana são pessoas que cumprem o volume recomendado de atividade física a cada semana em um ou dois dias. Há uma grande proporção de exercícios vigorosos que podem ser feitos, e isso te deixa mais apto do que realizar apenas exercícios moderados”, disse O’Donovan.

É importante se atentar à capacidade e ao ritmo de cada um. O especialista recomenda começar com exercícios mais tranquilos e moderados. Por mais que pareça tempo demais de separação entre um dia e outro, é possível ir evoluindo mesmo praticando somente aos fins de semana.

“Uma pessoa de meia idade ou mais velha precisa de pelo menos 12 semanas de exercício moderado antes de ir para os mais vigorosos”, exemplifica O’Donovan. É pra abandonar de vez aquela desculpa de falta de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *