No Dia do Portador de Marca-Passo, Fundação Francisca Mendes participa de campanha nacional sobre uso do dispositivo

images

No Dia do Portador de Marca-Passo, lembrado nesta terça-feira (23), uma campanha inédita no país vai orientar sobre o uso do aparelho, em todo o Brasil. Em Manaus, a campanha será desenvolvida pela Fundação do Coração Francisca Mendes, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Idealizada pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a campanha prevê a realização de palestras e a distribuição de cartilhas, com informações sobre o tema. Na Fundação Francisca Mendes, as palestras acontecem a partir das 9h, no auditório da unidade de saúde.

No Amazonas, desde 2004, a Fundação do Coração Francisca Mendes vem realizando implantes de marca-passos e, hoje, atua como centro de referência da região Norte para o procedimento. Mais de 2.500 implantes desse tipo já foram realizados na unidade. Atualmente, cinco ambulatórios de revisão desse procedimento funcionam na Fundação, com média de 80 pacientes sendo atendidos semanalmente.

“O objetivo da campanha nacional, que tem o apoio da Susam, é dar orientações de suporte para os portadores de marca-passo, bem como a seus familiares e à sociedade em geral”, disse o secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho.

De acordo com diretor da Fundação Hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, as palestras programadas para esta terça-feira vão abordar temas como noções básicas de como socorrer em casos de parada cardíaca; quais os tipos de marca-passos e suas respectivas indicações; cuidados antes e depois do implante; mudanças na vida de um paciente com marca-passo, entre outros aspectos.

O chefe do Serviço de Eletrofisiologia e Marca-Passo da Fundação Francisca Mendes, médico Jaime Arnez, salienta que a indicação de uso do aparelho é bastante abrangente, mas destina-se, principalmente, a pessoas com bradiarritimias ou bloqueios (freqüência cardíaca baixa), sendo também atualmente utilizado para pacientes com insuficiência cardíaca e risco de morte súbita. “Geralmente, a principal causa dessas patologias é a degeneração natural do sistema excito-condutor. Doenças como hipertensão arterial e diabetes, dislipidemias e o tabagismo também podem contribuir para doenças coronarianas, infarto e, consequentemente, insuficiência cardíaca e risco de morte súbita”, esclarece o cardiologista.

De acordo com Jaime, a colocação de um marca-passo é um procedimento relativamente simples. “O mais importante no implante é saber escolher adequadamente o sistema de estimulação que será implantado para satisfazer a necessidade do paciente, realizando também uma programação correta, aproveitando toda a tecnologia destes aparelhos, em benefício da qualidade de vida do paciente”, frisou o médico.

Após a colocação de um marca-passo, em 30 dias o paciente pode ter vida normal, andando sempre com a carteirinha de portador de marca-passo e realizando as revisões necessárias. “No primeiro ano, as revisões são trimestrais, depois elas passam a ser a cada 6 ou 8 meses, de acordo com cada caso. Esse acompanhamento garante a qualidade de vida do paciente e melhor aproveitamento do equipamento. Por isso, nossa preocupação em participar da campanha e repassar para o maior número de usuários essas informações”, destacou Jaime Arnez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *